Bastidores da Gávea, por Leandro Mancuso » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Bastidores da Gávea, por Leandro Mancuso

Copa dos Criadores é atração máxima em agosto no JCB 

No dia 4 de agosto, domingo, teremos o Festival da Copa dos Criadores, no Jockey Club Brasileiro. A ABCPCC pagará mais de 1 milhão em prêmios e, como de costume, teremos a entrega do Troféu Mossoró aos melhores do ano.

O cavalo Limeira do Stud Escorial já está galopando nos matinais e suas chances na presença no GP Matias Machilne (G1-2000mG) são enormes. Seu jóquei segue sendo A.M. Silva.

O treinador Jaime Aragão está de parabéns pela ótima apresentação de Rainman que venceu aos esbarros, pulando do claiming para a turma. O cavalo filho de Can The Man pertence ao Haras Di Cellius, em parceria com Diogo Vianna, da Coudelaria Atafona.

Por falar em Coudelaria Atafona: L’Ente Supremo está garantidíssimo no GP Matias Machline (G1-2000mG); Jorel teve um pequeno contratempo após sua última apresentação e deverá retornar as pistas em agosto; enquanto o tordilho Ragnar Lodbrook, que iria correr o GP Delegações Turfísticas, terá de parar entre dois ou três meses, em virtude de um problema no casco.

O bom filho à casa torna. Bien Sureño chegou ao Haras Old Friends onde nasceu na manhã de quarta-feira para iniciar as novas funções como reprodutor. Cotas do garanhão estão sendo comercializadas pela APPS, sob a coordenação do Fernão. No Haras Old Friends, o contato é com o veterinário Dr. Emilio Borba.

O melhor arenático do Brasil na atualidade, Apollo Dez, de Luiz Antônio Ribeiro Pinto, titular do Stud São Francisco da Serra, está sendo preparado por Júlio Cezar Sampaio para correr a Copa ABCPCC Milha Areia – Sylvio Bertoli (1600mA).

O multiganhador clássico London Moon já chegou a Bagé, mais precisamente no Haras Anderson e, a partir de hoje, já serão negociadas suas coberturas.

El Capo Blade venceu sua primeira corrida na Gávea. Destaque para a belíssima direção do promissor aprendiz J.Victor que duelou a reta inteira contra Alma Viva, montada pelo tricampeão, L.Henrique. Ótimo preparo do treinador J.Rodrigues. Não posso deixar de salientar a presença do titular do Stud Invencible, Sr. Geraldo, que veio direto de Goiânia para ver seu tordilhão. Seus interessados pretendem corrê-lo em pista de grama, na próxima oportunidade em que for inscrito.

Roxy Girl, do Haras Figueira do Lago, está sendo preparada por Dulcinio Guignoni para correr uma Prova Especial, em 1.300, areia, em Cidade Jardim, no dia 20 de julho. A égua terá a direção de Vagner Borges.

O Stud Verde contará com três animais inscritos no Festival da Copa dos Criadores. Online, no GP Matias Machline (G1-2000mG); Ronigol, na Copa ABCPCC Milha – Oscar Pacheco Borges (G1-1600mG) e Last Fantastic, na Copa ABCPCC Milha Areia – Sylvio Bertoli (1600mA).

Sparco, do Stud Duplo Ouro, que foi quinto colocado no GP Jockey Club Brasileiro, reaparecerá na Gávea, no Clássico Ghadeer (L.-2000mG), dia 1º de setembro e terá a direção de Jorge Ricardo. Já o promissor No Bien Ni Mal, está sendo preparado por A.C.Silveira para correr a Taça de Cristal no Jockey Club do Rio Grande do Sul.

O excelente Oryx, de propriedade do Haras Cifra, de Alexandre Frare, ganhador do GP Jockey Club Brasileiro e líder da Geração, tanto na Gávea quanto em Cidade Jardim, está sendo negociado para a Ásia. Esse será o terceiro defensor da farda que o criador exporta. Anteriormente: o Derby Winner Halston e em seguida, Lucky Soul.

Smartbrain, do Haras Figueira do Lago, que venceu após estadia na Gávea para melhorar sua indocilidade, retomou ao CT e ficará aos cuidados de D.Guignoni.

Bico Branco, do Stud Speed Two, deu um show na pista de areia ao vencer em grande estilo. Pelo andar da carruagem, mais “reteiros” deverão vir fazer campanha na Gávea. Centroeste e Himmortel são outros que estão indo muito bem. Todos muito bem treinados por Adelcio Menegolo.

O Stud H&R venceu a estatística de proprietários do Jockey Club Brasileiro, deixando em segundo lugar o Haras Santa Maria de Araras e em terceiro o Haras Doce Vale. Como criador, vitória o Haras Santa Maria de Araras com o Haras Anderson em segundo e o Haras Santa Rita da Serra, na terceira posição.

Leonardo José dos Reis é o campeão o da estatística de treinadores na Gávea com 88 triunfos. Um a mais que os 87 do segundo, Adelcio Menegolo. Júlio César Sampaio foi o terceiro com 81 vitórias do ganhador. Destaque para R.Morgado Neto, que teve o melhor aproveitamento entre os treinadores, com incríveis 25,41%. M.Aurélio, L.C.Costa, L.Esteves, C.G.Neto, F.Borges e J.A.Lopes completaram a lista dos 10 melhores.

O melhor reprodutor de 2 anos foi Verrazano, com Hofburg e Can The Man na sequência. Os  animais que se destacaram em somas ganhas foram, na ordem: Obataye, Rennes e London Moon.

por Leandro Mancuso – fotos: Sylvio Rondinelli

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo