Em recorde, Planetário conquista o bicampeonato do San Juan Capistrano S. (G3), em Santa Anita » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Em recorde, Planetário conquista o bicampeonato do San Juan Capistrano S. (G3), em Santa Anita

Dono de campanha das mais sólidas no forte turfe norte-americano, Planetário, mais uma vez,  fez brilhar a criação nacional neste domingo, 16 de junho, conquistando pelo segundo ano consecutivo, o San Juan Capistrano Stakes (G3), no Hipódromo de Santa Anita Park e, como plus, o brasileiro quebrou seu próprio recorde da distância no prado californiano, assinalado no seu triunfo em 2023.

A carreira, a sexta da programação, foi realizada em 2.800 metros, pista de grama, com bolsa de US$ 100 mil e contou com transmissão AO VIVO da Tv Turfe.

Favorito do público apostador (3/5), Planetário foi mantido durante a primeira parte do percurso nas últimas posições por seu habitual piloto, Hector Barrios impecável no dorso do ganhador -, não importando-se com a alternância na liderança entre Bee Catcher e Rim Protector. Na grande curva, quando Rock Emperor abriu para começar seu tropel, Planetário começou a emergir das últimas posições.

Entrando a reta decisiva em quarto, Planetario foi colocado no meio de raia, com caminho livre para seu tropel. Rock Emperor tomou conta da situação e chegou a dar fila de que viria na frente até o espelho. Nada disso. Acionado por seu piloto, Planetario engrenou com disposição e veio suplantar o rival nos metros decisivos, chegando ao espelho com quase meio corpo de vantagem. Rock Emperor formou a dupla em boa performance. Bee Catcher, Rim Protector e Offlee Naughty completaram o marcador. 

Apresentado de forma irretocável por Richard Mandella, Planetário chegou ao oitavo êxito de sua campanha, sendo o terceiro G3 nos EUA – os outros, no Hollywood Turf Cup Stakes (Del Mar) e a versão 2023 desta prova, conforme citado no início do texto. O castanho saiu do Brasil com cinco triunfos, com destaque para os GPs Derby Paulista (Cidade Jardim) e Linneo de Paula Machado (Gávea), ambas disputas de G1. 

O filho de Il Doge e Aerosfera, por Crimson Tide, de criação e propriedade do Stud Red Rafa, de Rafael Steinbruch, passou a distância em 2min46s95 (novo recorde) e agora soma em prêmios US$ 390.548.

por Fernando Lopes – foto: DRF.com

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo