Atual campeão da estatística de jóqueis do Hipódromo da Gávea e líder da Temporada 2023/2024, com 133 triunfos, nove a mais que o segundo colocado e, portanto, faltando apenas duas semanas para o final do ano hípico, muito perto do bicampeonato, Henderson Fernandes terá boas oportunidades na semana máxima do turfe carioca.
Apesar de não montar nenhum dos prováveis favoritos das cinco provas de G1, o carioca monta competidores bem cotados entre o sábado (22) e o domingo (23), no maior palco de corridas do país no Festival do GP Brasil Pixbet 2024.
Após um reaparecimento discreto no GP Antonio Joaquim Peixoto de Castro Jr. (G2), quando estava quase 60 dias fora das pistas, Online (Stud Verde) tentará a taça do GP Brasil Pixbet pelo terceiro ano consecutivo e, mais uma vez, Henderson será seu piloto.
No GP Presidente da República – Stud H&R, o piloto atuará no dorso do atual campeão, o veloz e resistente Ushuaia Ibiza (Stud Habeas Corpus), que vem de quarto lugar na versão paulista da carreira, quando também lutava pelo bicampeonato.
Na disputa dos produtos de 2 anos, o GP Jockey Club Brasileiro (G1), Fernandes monta Novikov, criado pelo Haras Santa Rita da Serra, de propriedade do Stud Bela Esperança. Após triunfo na estreia, o castanho, que descerá do CT Verde e Preto sob a responsabilidade de Luiz Claudio da Costa, fechou a raia no GP Conde de Herzberg (G2).
Dash And Play (Haras Estrela Nova), potranca em evolução, finalizou na quarta posição do GP OSAF (G1), em Cidade Jardim, e chega como uma das prováveis no Grande Prêmio Roberto e Nelson Seabra (G1) e contará com a direção do primeiro colocado entre os pilotos do turfe carioca.
Terceiro colocado no trial, o GP Hipódromo da Gávea (G3), St Vicent (Luca Martins Baldi), cada dia mais adaptado às novas cocheiras (Bruno Ulloa), ao treinamento no “CT Gávea” e rendendo o máximo na direção de Henderson, tentará surpreender os favoritos Mandrake (Stud H&R) e Eletrizante Dollar (Haras Rio Iguassu).
por Fernando Lopes – foto: Sylvio Rondinelli