Em mais um final emocionante – assim como no Kentucky Derby (G1) e no terceiro lugar de Planetário, numa prova de G2, em Santa Anita – três éguas chegaram juntas no espelho e apenas o photochart teve a capacidade de detectar pequena vantagem para Biarritz, que alcançou suas rivais – Rota da Seda e People Ask – no último pulo da 1ª edição da Prova Especial Janelle Monae.
A homenagem do JCB à sua sexta fêmea Tríplice Coroada, disputada em 1.500 metros, grama leve, com sete metros de cerca móvel, foi a atração principal da jornada do domingo, 05 de maio, no Hipódromo da Gávea.
People Ask pulou na ponta e logo Rota da Seda apareceu para “fazer a escolta”. Maldivas Island, Biarritz, Libra, Nai Storm e Recem Casada vinham depois. Sem alterações no panorama, People Ask seguia mandando na carreira, com Rota da Seda na sua cola. Biarritz e Maldivas Island aproximavam-se das duas primeiras.
Na hora da decisão, People Ask entrou na dianteira e não demorou para Rota da Seda começar o ataque à primeira colocada. Biarritz melhorava, deixando Maldivas Island, sem passagem, atrás de People Ask e Rota da Seda, perdendo ação, no lance. People Ask resistia bravamente ao ataque de Rota da Seda. No rigor de Acedenir Gulart – impecável no dorso da ganhadora -, Biarritz embalou, cortou a vantagem das rivas e as três chegaram ao espelho praticamente emparelhadas. Após a foto, triunfo para Biarritz, com Rota da Seda em segundo e People Ask no terceiro posto. Maldivas Island e Libra completaram o marcador.
Trazida do CT Vale da Boa Esperança em excelente estado pelo consagrado Cosme Morgado Neto, Biarritz é uma 4 anos, filha de Agnes Gold e Newport Beach, por Pioneering, criada pela Fazenda Mondesir e defensora das sedas do Stud Peeble Beach. Na segunda conquista de sua campanha, Biarritz parou os relógios em 1min28s89.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DA PROVA ESPECIAL JANELLE MONAE
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli