A espera para ter o Kentucky Derby na tela da Tv Turfe foi longa, porém, valeu muito à pena.
Na tarde/ noite deste sábado, 04 de maio, em Churchill Downs, numa reunião com movimento superior a 1,5 bilhão de dólares (1.539.194.219,48) Mystik Dan, em final emocionante, suportou o tropel de Sierra Leone e do então invicto japonês, Forever Young, para conquistar a versão de número 150 do Kentucky Derby (G1), a icônica prova de abertura da Tríplice Coroa Norte Americana, o mais antigo evento esportivo dos EUA.
Mystik Dan é um filho de Goldencents e Ma’Am. Sua mãe descende de Colonel John e Lady Siphonica e, esta, é uma filha do brasileiro Siphon (Itajara e Ebrea, por Kublai Khan), do Haras São José & Expedictus) na americana Cherokee Crossing. Um fenômeno nas pistas, Siphon segue marcando sua presença no mais competitivo turfe do mundo, emprestando seu sangue e classicismo para um ganhador do KY Derby. E, como bem lembrou seu proprietário, Lineu de Paula Machado, Mystik Dan lembra muito seu bisavô materno na maneira de correr. Pelo visto, também, em gostar de vencer…
Brian Hernandez Jr. e Kenneth Mc Peek fecharam com chave de ouro um final de semana inesquecível. Na sexta, a dupla levantou o Kentucky Oaks (G1), com Thorpedo Anna (Brookdale Racing, Inc., Edwards, Mark, Hicks, Judy B. e Magdalena Racing). No sábado, brilharam intensamente com Mystik Dan, criado por Lance Gasaway, Daniel Hamby & 4G Racing e defensor das sedas de Gasaway, Lance, 4 G Racing, LLC e Daniel Hamby III. Na primeira conquista de ambos no KY Derby, a dupla repetiu os feitos de Don Meade e Herbert J. Thompson (1933 – Barn Swallow (Oaks) e Brokers Tip (Derby) – ambos de Edward R. Bradley) e Eddie Arcaro e Ben Jones (1952 – Real Delight (Oaks) e Hill Gail (Derby) – os dois da Calumet Farm), levando para a casa o Oaks e o Derby num mesmo começo de maio.
Na largada, o favorito Fierceness deu um salto e não conseguiu assumir o comando das ações, como bem gosta. Just Steel e Track Phantom eram os primeiros na parte inicial, seguidos por Fierceness, Sierra Leone, Stronghold, Dornoch e Mystik Dan, esse sempre pela linha “zero”, aproveitando ao máximo o percurso. O panorama não alterou-se em boa parte da reta oposta, com Fierceness vigiando de perto os ponteiros Just Steel e Track Phantom. Pelo interno da raia, pouco antes da grande curva, Mystik Dan progredia francamente. Abertos, Forever Young e Sierra Leone também melhoravam.
Na hora decisiva do Ky Derby 2024, Mystik Dan arrumou passagem fantástica e providencial entre Just Steel e a cerca, assumindo francamente a primeira posição. Forever Young e Sierra Leone vinham “trombando” um com o outro, o que atrapalhou demais o desempenho de ambos, porém, mesmo assim, traziam ótima ação para brigar pelo tão desejado triunfo. Na tocada de Hernandez, que fez um percurso impecável, Mystik Dan resistiu bravamente ao ataque dos rivais e escreveu para sempre seu nome na história, como o ganhador da 150º edição da “Corrida das Rosas”. Sierra Leone e Forever Young finalizaram agarrados e com mais ação que o primeiro, mas “apenas” em segundo e terceiro, respectivamente. Catching Freedom e T O Password (Japão) completaram o marcador.
Na sua terceira vitória, a segunda nobre, a outra no Southwest Stakes (G3 – Oaklawn Park), Mystik Dan agora soma em prêmios US$ 3.741.360.
Mystik Dan cobriu os 2.000 metros, pista de areia pesada, em 2min03s34, com parciais de 22s97 (400m); 46s63 (800m); 1min11s31 (1.200m) e 1min37s46 (1.600m).
Agora, o desafio de Mystik Dan continuar na luta de tornar-se o 14º Tríplice Coroado se transfere para Baltimore, no Pimlico Racetrack Course, com a disputa, em 18 de maio, do Preakness Stakes (G1), a 2ª Etapa da Coroa Americana.
E o turfista vai acompanhar, mais uma vez, tudo pela tela da Tv Turfe.
por Fernando Lopes – fotos: Internet