Juiz nega liminar e Muth segue fora do Kentucky Derby (G1) 2024 » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Juiz nega liminar e Muth segue fora do Kentucky Derby (G1) 2024

O juiz do condado de Jefferson, Mitch Perry, recusou-se, na quinta-feira (18), a conceder uma liminar temporária à Zedan Racing Stables, proprietário de Muth, ganhador do Arkansas Derby (G1), que argumentava ser ilegal a  suspensão do treinador Bob Baffert.

Muth venceu o supracitado Arkansas Derby, no Hipódromo de Oaklawn Park, em 30 de março, mas não é elegível para receber os 100 pontos que o colocariam no Kentucky Derby (G1), carreira inicial da Tríplice Coroa norte-americana e que esse ano terá transmissão AO VIVO, da Tv Turfe,  por causa da suspensão de Baffert. A ZRS processou os responsáveis da Churchill Downs Inc. dias depois do páreo.

Em sua decisão, Perry expressou preocupação com o fato de “terceiros inocentes” terem que remover animais elegíveis do Derby para acomodar o cavalo treinado pelo integrante do Hall da Fama, cuja suspensão por Churchill Downs foi estendida até 2024.

Eric Andrus, porta-voz da ZRS, disse que um recurso de emergência será apresentado o mais rápido possível.

“O objetivo do nosso esforço continua sendo garantir que Muth tenha uma oportunidade única na vida, a de competir no 150º Kentucky Derby”.

A decisão de Perry observou que a ZRS sabia que os cavalos elegíveis para Derby teriam que ser transferidos para um treinador que não estivesse suspenso até 29 de janeiro, mas optou por permanecer com Baffert.

O juiz também escreveu que Churchill Downs tem o dever de fazer valer as regras e regulamentos estabelecidos para garantir que as condições de concorrência equitativas sejam respeitadas.

“A confiança do público e a integridade das corridas disputadas em Churchill Downs são essenciais para o seu negócio. Também é do interesse público assegurar que todos aqueles que participam ou assistem às corridas em Churchill Downs possam ter confiança na justiça e na integridade do esporte.” disse Mitch Perry.

A Churchill Downs Inc. proibiu Bob Baffert de inscrever cavalos em qualquer uma de suas pistas por dois anos (e depois estendeu tal decisão até 2024), depois que Medina Spirit, vencedor do Kentucky Derby de 2021, também defensor da Zedan Racing Stables, falhou em um exame de antidoping após a corrida. O cavalo foi posteriormente desclassificado, em decisão proferida no ano de 2023.

Medina Spirit testou positivo para um medicamento anti-inflamatório, que é considerado uma droga de classe C, com menor potencial de influenciar o desempenho. Porém, qualquer nível de detecção no dia da corrida é considerada uma violação.

Medina Spirit teve um ataque do coração e morreu logo após um trabalho matinal, na Califórnia, em 2021.

por Fernando Lopes – fotos: Internet

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo