Underpants, o herói do 93º Derby Brasileiro » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Underpants, o herói do 93º Derby Brasileiro

Potro dos mais badalados da Geração 2020, Underpants confirmou as expectativas logo no ponto máximo de sua campanha, vencendo o Grande Premio Cruzeiro do Sul – Araras Blood & Power (G1), o Derby Brasileiro. A icônica carreira foi a atração central – com transmissão AO VIVO no canal Bandsports – da jornada do domingo, 07 de abril, no Hipódromo da Gávea.

Brilhou, mais uma vez, a criação do Haras Doce Vale – em 2022 através de Sugar Daddy conseguiu seu primeiro Derby. Underpants é um filho de Emcee e Kissingafool, por Elusive Quality. Kissingafool descende da sensacional Onefortheroad (GP Diana – Cidade Jardim), portanto, uma irmã, entre outros, de Flymetothemoon (GP São Paulo), Éissoaí (GP Diana – Cidade Jardim) e Ay Caramba (GP ABCPCC – Gávea). Portanto, fazendo jus ao seu sangue nobre, Kissingafool produziu o Derby winner de 2024. Não é demais lembrar: Underpants é o segundo G1 winner da Geração 2020 do Doce Vale, uma vez que Ungai Hai já havia levantado o GP Linneo de Paula Machado, em outubro, no prado carioca. Feliz, aonde quer que esteja, Alfredo Grumser, sorri. 

Uma dupla deveras entrosada, Ildefonso Coelho de Souza e Wesley da Silva Cardoso estiveram perfeitos em suas funções e colocaram Underpants em condições de alcançar o principal triunfo em sua campanha de cinco atuações, com três vitórias, sendo essa a primeira de G1 e logo no Derby.

Treinador talentoso, Ildefonso chega ao seu terceiro Derby, os outros dois com Country Baby (1994) e Fool Around (1997), comprovando a durabilidade de seu bom trabalho, o profissional, 30 anos após Country Baby, leva o Derby, agora com Underpants.

Jóquei ganhador do GP Brasil (My Cherie Amour – 2016) e Tríplice Coroado (No Regrets – 2017), sempre com a farda do Doce Vale, Cardosinho chega a seu primeiro êxito no Derby, uma das mais importantes provas do calendário clássico brasileiro e disputada ao redor do mundo. 

O novo público que assistiu o Derby pela tela do Bandsports – seu vice-presidente, Paulo Saad Jafet esteve presente na entrega das taças, ao lado do presidente do JCB, Raul Lima Neto, enaltecendo a importância de ter o turfe na sua grade de programação – presenciou um ritmo intenso puxado inicialmente por Ronigol e depois pelo ótimo Apolo Dez, que abriu mão de correr o Latino para atuar aqui. Voluntarioso, Ronigol atuava em segundo, pelo interno da raia. O favorito Martin Luther King, Renewed Hope, Keep Legendary, Underpants, Mapa do Brasil, Moroccan, Uma Vez Flamengo, Riesling, Pachacuti e Mãos Mágicas vinham na sequência. Galopando largo, Apolo Dez mostrava o caminho aos rivais, com Ronigol vigiando o primeiro colocado, três corpos atrás. Na reta oposta, Underpants era o oitavo, aproveitando o caminho pela linha um. 

Na hora da decisão, do Derby Brasileiro, o Grande Prêmio Cruzeiro do Sul – Araras Blood & Power 2024, Ronigol e Renewed Hope partiram para cima de Apolo Dez, que dava por encerrada sua missão. Keep Legendary surgiu com ótima ação, aberto e emparelhou com Ronigol, que havia assumido o comando das ações. Embalado, Underpants arrumou duas excelentes passagens: antes entre Renewed Hope e Apolo Desz e depois no meio de Keep Legendary e Ronigol. Com caminho, Underpants tomou conta da situação e cruzou o espelho na primeira posição, numa vitória que será lembrada por gerações de turfistas. Em fantástica performance, Keep Legendary formou a dupla. Mapa do Brasil, Martin Luther King (este com reta bem atribulada) e Renewed Hope completaram o placar luminoso.

O ganhador completou os 2.400 metros, pista de grama leve, em 2min24s62.

VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO GP CRUZEIRO DO SUL – ARARAS BLOOD & POWER – DERBY BRASILEIRO – (G1)

por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo