Martin Luther King e Resultante rumo à Terceira Prova da Coroa
A potranca Resultante, de criação e propriedade do Stud Eternamente Rio, largou e acabou no GP Diana (G1), vencendo com autoridade. Ótima direção de F.Chaves que agora tem preferência em montar os animais do Stud Eternamente Rio.
Martin Luther King, de criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras, deu um show no GP Eduardo e Linneo de Paula Machado (G1), a Segunda Etapa da Tríplice Coroa. O potro treinado por Christiano Oliveira abordou pela primeira vez a distância e correndo na grama leve confirmou o que tanto era esperado, desbancando os favoritos da prova. O animal é irmão inteiro de English Major, que teve campanha brilhante, inclusive vencendo prova de G1.
Martin Luther King ficou tinindo após a corrida e será preparado para o GP Cruzeiro do Sul – Derby Brasileiro (G1-2400mG) mês que vem. Só não irá correr caso seja negociado para o exterior. Parabéns à toda equipe do treinador Christiano Oliveira e ao veterinário Alexandre Dornelles.
Orla de Ipanema do Stud H&R, após o cânter estava muito indócil e um pouco nervosa. Depois do páreo, seus interessados decidiram que ela não irá na Terceira Prova da Tríplice Coroa. A castanha do turfman Aluízio Merlin Ribeiro deve ter sua campanha traçada para os 2000 grama na semana do GP Brasil.
Apolo Dez deu um show na seletiva para o GP Latinoamericano, vencendo de forma autoritária. Ótima direção de Wil Xavier e preparo nota mil de J.C.Sampaio. O cavalo Pinhão do Iguassu, de propriedade do Stud Plastiplan, treinado por Márcio Gusso (PR), é o representante do turfe paulista na prova e terá a condução de A.L.Silva.
Rennes venceu o Clássico Marcos Ribas de Farias (L.) no domingo, sendo a égua com maior regularidade na atualidade e deve receber propostas do exterior. Ótimo trabalho do treinador Cosme Morgado Neto e direção das melhores de José Aparecido, que atualmente é o líder da estatística de provas clássicas em todo Brasil.
Imagem Kentuck, com campanha das melhores no Hipódromo do Cristal, está chegando à Gávea neste final de semana. O cavalo ficará aos cuidados de J.A.Lopes e seus interessados acreditam que ele possa vir a correr o GP Major Suckow. Existe ainda a possibilidade de ser inscrito no quilômetro do GP São Paulo.
Sábado é dia de acompanhar as corridas em Cidade Jardim. Além da Copa Precocidade e Velocidade da ABCPCC, será disputado o preparatório para o GP São Paulo, onde retorna Doutor Sureño (Haras Moema), que deverá ser o favorito da prova. O potro Obataye (Haras Rio Iguassu) que anda em forma exuberante, Kenlova (Stud Magia) e Bubby Rain (Haras H.Oliva) parecem as principais forças da magnífica prova. Na milha, Nureyev Boy do Haras Springfield deve ser a força inconteste da prova. Os tordilhos Quisar e Pool Game são rivais de respeito.
O Stud Rancho Flash decidiu valorizar o treinador J.Rodrigues, o popular Deca, oriundo de Sobral, e deverá deixar alguns animais aos seus cuidados. Porém, vale salientar que R.Morgado Neto ainda segue firme e forte com os animais em treinamento na serra carioca.
O jóquei C.França está de malas prontas para o exterior. O garoto deve embarcar dia 15 de março para o Kentucky, onde irá trabalhar para o treinador Paulo Henrique Lobo. Boa sorte ao garoto!
Mais um cavalo gaúcho de qualidade está no Rio de Janeiro. Trata-se de Himmortel, tido em alta conta (foi um dos favoritos do GP Turfe Gaúcho 2023). Pesando mais de 550kg, o “Tanque de Guerra” está aos cuidados de Adelcio Menegolo e deverá estrear em breve na Gávea.
Roda Gigante desacatou os machos e venceu linda corrida. Bela direção de Waldomiro Blandi e treinamento de V.Nahid. A tordilha está em grande forma e deve ser especializada no quilômetro.
Quinta-feira é dia de Cristal e dois clássicos da nova geração serão as atrações. Os desafios dão início à Tríplice Coroa Juvenil. Entre as potrancas, destaque para Murasama, do Haras Cambay. Entre os potros, D’asti, do Dr. Juca Vecchio, irá defender o favoritismo. Vale a pena conferir.
Paulo Pelanda é aclamado presidente do Jockey Clube do Paraná. A chapa “Paixão pelo Turfe” não teve adversários. Estaremos na torcida para um ótimo mandato e que o turfe paranaense cresça cada dia mais.
O aprendiz Wandryck Franco passou à terceira categoria e tem demonstrado evolução a cada dia. Parabéns para a EPT do JCB!
Nas provas de potros e potrancas, que foram transferidas para próxima semana, Nevada Smith, do Stud Instante Mágico, e Samcat, do Stud Escorial, estarão inscritos. Ambos galoparam na pista de grama e foram bem.
por Leandro Mancuso -fotos: Sylvio Rondinelli