Corrida com inteligência por Waldomiro Blandi, sempre perto das ponteiras e livre dos “caixotes”, Havana Club arrancou com disposição para levantar o Clássico Imprensa (L.). A prova, destaque maior da jornada deste sábado, 14 de setembro, foi disputada em 1.800 metros, pista de grama macia.
Com o forfait conhecido de Garota do Verde, dez concorrentes alinharam. Gateaux pulou limpa na frente, mas exigida por Vagner Leal, Bonnie rapidamente tomou a dianteira da defensora do Haras Phillipson. Fabi Olímpica, Havana Club, Gamani, Delta Lotus, Uritinga, Choreograph, Autônoma e Dona da Beleza vinham a seguir. Galopando solta na frente, Bonnie mostrava o caminho às rivais. Tirada por fora, Gateaux aproximava-se da líder na grande curva. Havana Club, Fabi Olimpica e Choreograph começavam a agrupar-se.
Na reta final, com mais ação, Gateaus já entrou dominando. Havana Club apresentou-se, Gamani e Autônoma deram impressão, Bonnie ainda lutava e no meio delas Choreograph não conseguia espaço para desenvolver sua corrida. Livre de percalços, Blandi acionou sua Havana Club e a castanha correspondeu in totum, tomando a dianteira e fugindo para o espelho, em triunfo firme. Autônoma ficou com a dupla, enquanto Choreograph (que conseguiu caminho livre com o páreo já decidido), Gateaux e Delta Lotus completaram o marcador remunerado.
Preparada em Campinas pelo internacional Paulo Henrique Lobo, Havana Club é uma 4 anos, filha de Vettori e Frascatti, por Music Prospector, de criação e propriedade para o Haras Santa Camila. Na sua segunda vitória, a p´rimeira clássica, em cinco saídas, a ganhadora parou os cronômetros em 1min48s128.
por Fernando Lopes – foto: Photochart JCSP