Cavalo dos mais fiéis e dono de campanha bastante sólida (são cinco colocações em provas de G1 – 2º GP Juliano Martins – Cidade Jardim; 2º no GP Linneo de Paula Machado – Gávea; 4º GP Cruzeiro do Sul – Gávea; 4º GP São Paulo – Cidade Jardim; e 5º GP Jockey Club Brasileiro), Taleban conquistou seu batismo clássico ao vencer de forma inconteste o tradicionalíssimo Grande Prêmio Doutor Frontin (G2) – 1ª Etapa da Copa de Ouro. A carreira, atração maior da jornada carioca neste domingo, 08 de setembro, é realizada desde 1891 e foi disputada, como de hábito, em 2.400 metros, pista de grama.
Partida boa para os 14 concorrentes. Taleban pulou bem, cruzou o disco na 1ª passagem na frente (belo prenúncio, não?). Logo após, Filho do Vento passou pelo castanho. Olympic Leader, Mojito e Mr.Lam também aproximavam-se. Na curva do Flamengo, Mr.Lam acelerou e colou em Filho do Vento. Taleban acompanhava os dois em terceiro. O ritmo era bastante lento. Olympic Leader, Mojito, Bat Hawk, Fla-Rio, Ciclofosphamide, Ibrahimovic, Tanto Luxo, I Say You Stay, Olympic Quest, Energia Destaque e Volver A Ganar vinham na sequência. Na grande curva, Mr.Lam corria pouco a frente de Filho do Vento e Taleban por pouco não subia nas patas dos ponteiros tamanha era sua sobra em relação aos dois.
Na reta final, Mr.Lam e Filho do Vento seguiam brigando e vários competidores começaram a dar fila de que poderiam vir brigar. Entretanto, quando Marcelo Almeida ajustou galão, Taleban engrenou e de golpe dominou a situação, livrando vantagem e abrindo caminho apara sua primeira e merecida vitória na esfera nobre. Mojito, Olympic Leader, Tanto Luxo e Bat Hawk também passaram por Mr.Lam e coube a Bat Hawk dominar Mojito nos últimos metros para ficar com a dupla. Tanto Luxo aberto finalizou em quarto com Olympic Leader fechando o marcador.
Muitíssimo bem apresentado por Cosme Morgado Neto, Taleban desceu do CT Vale do Itajara para obter seu quarto êxito em 16 saídas, entre Rio e São paulo. O filho de Torrential (pai também de Beauséjour, ganhador do Clássico Sandpit (L.)) e Tatushka, por Sunny’s halo é de criação e propriedade do turfman Carlos dos Santos e parou os cronômetros em 2min31s18.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins