Treinador exclusivo do Stud/Haras Estrela Energia e coirmãos, Givanildo Duarte já deu inúmeras demonstrações de sua qualidade e “estrela”, vide as importantes conquistas nos GGPPs Cruzeiro do Sul (G1), com Gibson (Roi Normand); Associación Latinoamericana de Jockey Clubs, com Hot Six (Burooj); Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1), com Estrela Anki (Thignon Lafre); Linneo de Paula Machado (G1), com Energia Davos (Torrential); e Francisco Vilella de Paula Machado (G1) – Criterium de Potrancas – com Energia Elegante (Agnes Gold), entre outras vitórias e boas colocações em algumas das principais carreiras do país.
Neste final de semana, o treinador apresenta corredores em três das cinco carreiras nobres da programação carioca e, esperando alcançar bons resultados, comentou suas inscrições para o site do Jockey Club Brasileiro.
No sábado, sexto páreo, Duarte possui uma parelha, Energia Fribby e Energia Fox, no GP Carlos Gilberto e Carlos Telles da Rocha Faria (G2), em 2.000 metros, grama:
“Como eu já havia mencionado aqui para o site do JCB antes da última vitória, Energia Fribby é uma potranca de pequeno porte, mas muito valente, de um coração enorme. Ela seguiu muito bem e acredito que o páreo saiu à feição. E gosto muito também da Energia Fox, por isso estamos insistindo com ela nestes clássicos. Acredito que este aumento de percurso vai fazer bem à ela. Se conseguir ter um train favorável na frente, pode fazer um surpresa sem dúvida alguma.” Disse.
No domingo, quinto páreo, o treinador tem Mr.Hat inscrito no Clássico Sandpit (L.), em 2.000 metros, grama:
“Vocês vão lembrar, o Mr.Hat fez uma estreia muito boa, de craque mesmo. Porém, depois disso não correspondeu mais. Seus trabalhos seguem em um ótimo padrão e vejo com bons olhos o aumento de percurso para ele. É um potro que, apesar de não ser muito grande, cerca de 480 quilos, tem uma mobilidade pesada, uma estrutura óssea para mais distância. Nossa expectativa é que ele volte a mostrar qualidade.” Comentou.
E no sétimo páreo, ainda no domingo, Givanildo Duarte apresenta Energia Destaque, um dos prováveis favoritos no GP Doutor Frontin (G2) – Primeira etapa da Copa de Ouro, em 2.400 metros, grama:
“Embora já esteja com cinco anos, Energia Destaque é um animal muito pouco corrido. Em trabalhos, sempre regulou com o Energia Eros – segundo colocado nos GGPP São Paulo (G1) e Latinoamericano (G1). Suas últimas corridas foram boas, afinal, venceu a preparatória e finalizou em quinto no GP Brasil (G1). E desta vez espero outra grande atuação, principalmente pela pista, que deve estar mais macia no domingo. Seus cascos não são perfeitos e, por isto, em uma pista menos rígida seu rendimento tende a melhorar. Pelo que vi da prova o cavalo a ser batido é o Mojito (Stud Alvarenga).” Finalizou.
Por Celson Afonso – Fotos: Arquivo JCB