Uma das principais carreiras do próximo domingo, dia 24 de maio, homenageia André Gustavo Paulo de Frontin, titulado Conde de Frontin pela Santa Sé. Foi engenheiro, prefeito, deputado federal e senador do antigo Distrito Federal (Rio de Janeiro) e Professor da Escola Politécnica. No turfe, foi Presidente do Derby Club, onde hoje é o Estádio Mário Filho (Maracanã), de 1885 até a fusão com o Jockey Club em 1932.
124 edições do GP Doutor Frontin…
Uma das provas mais antigas e tradicionais do calendário nacional, o Grande Prêmio Doutor Frontin começou a ser disputado ainda no antigo Derby Club em 1891. Já foi corrido em 2.800m (com vitórias de Helíaco, de Heron e de Albatroz, bicampeão, todos do Stud Linneo de Paula Machado). Além disso, já em 2.400m e como segunda prova da Temporada Internacional do JCB, Tirolesa, do Stud Seabra, um dos animais mais populares dos que já passaram por nossas pistas, venceu-o em recorde no último ano de sua fantástica campanha. Como também os craques argentinos Cruz Montiel (Stud Seabra) e Mangangá, duas vezes, (Caballeriza Aconcagua), e o nacional Vândalo (Stud Zélia Gonzaga Peixoto de Castro).
Mais recentemente lemos nomes como os do tríplice coroado African Boy (Haras São José e Expedictus), Only Once (Haras Joatinga), depois ótimo reprodutor, o também tríplice coroado Old Master (Haras Santa Maria de Araras), os ganhadores Falcon Jet (Haras Santa Ana do Rio Grande), Flying Finn (Stud Numy), Lord Marcos (Stud Red Black), este duas vezes, e Velodrome (Haras Dar-El-Salam), Time For Fan (Stud Yatasto), também duas vezes, até o atual campeão, o super craque Bal a Bali (Stud Alvarenga), tríplice coroado, ganhador do GP Brasil (G1) e, hoje, grande esperança do turfe brasileiro em pistas norte-americanas.
Clique e confira a vitória de Falcon Jet em 1990!
Neste final de semana o Jockey Club Brasileiro promove a 124ª edição da prova, que passou a ser de Grupo 2 no início dos anos 60. Nove competidores, de quatro anos e mais idade, formam o campo do páreo, em 2.400 metros, grama, são eles:
Famous Acteon (Stud H&R); Béjart (Haras Guayçara /Haras Don Felipe do Sul); Câmbiodesligo (Stud Prime); Como Quiera (Stud H&R); Leme Norte (Stud São Francisco da Serra); Ézer (Haras dos Girassóis); Paint Naif (Stud São Francisco da Serra); Billy Girl (Haras Santa Maria de Araras); e Desejado Music (Stud Alvarenga).
Por Celson Afonso com Assessoria da Gerência de Turfe – Fotos: Internet e Gerson Martins
