O Stud H&R adquire grande haras em Bagé
Stud H&R bateu o martelo nesta última terça-feira e fechou a parceria com o Stud Eternamente Rio para aquisição de metade de suas terras em Bagé. A princípio, o Eternamente Rio ficará com a metade do haras e, após o contrato de 7 anos, o Sr. Aluízio Merlin Ribeiro ficará com a totalidade do vitoriosíssimo campo criatório. Vale ressaltar que o H&R ainda terá cavalos no antigo Haras Lorulu. Assim sendo, um dos maiores investidores da atualidade terá dois ótimos locais para criar seus animais, já que vem adquirindo excelentes matrizes para seus garanhões nos principais leilões do país.
Por falar em Stud H&R, o potro Roderic Lius será inscrito na carreira preparatória da primeira prova da tríplice coroa de potros e terá a direção de Valdinei Gil.
No dia 3 de janeiro será realizado mais uma edição do PodApostar, de Juliana Dias e Victoria Mota. A dupla irá receber no programa o Diretor de Turfe, Marcelo Beloch, e Livia Bittencourt, Superintendente do JCB. A atração programa será exibida AO VIVO, às 19h, pela TV Turfe.
José Aparecido irá montar animais brasileiros no Meeting do GP Ramirez, no Uruguai, que será realizado dia 6 de Janeiro. O piloto deve pilotar o tordilho Drautec na prova máxima uruguaia. Outro jóquei brasileiro que estará presente na prova máxima é M.Ribeiro (SP), que estará no dorso de Dear-Vet, vencedor do GP Bento Gonçalves.
Stud Rancho Flash fecha a última prova do ano, na Gávea, com a vitoria de seu animal Queda de Braço e projeta um ano de 2024 com muitas vitórias. Animais da geração estreante, em 2024, se preparam para provas no Cristal com o líder das estatísticas Luciano Arias e no Tarumã com o ótimo treinador M.F. Gusso. Em seguida, os animais virão para o competentíssimo treinador Bebeto Morgado, visando participar do MEETING DO GP BRASIL 2024.
Por falar na vitória de Queda de Braço, dos 10 páreos corridos naquele último dia de corridas em 2023, além dele venceram, Comandante Único e San Paolo, todos de proprietários cearenses.
Chegou para os treinadores I.C.Souza, V.Nahid e Ad.Menegolo a nova Geração de potros do Haras Doce Vale, que começou aos cuidados do treinador Clovis Dutra no Hipódromo do Cristal. O profissional iniciou, também, os animais da Geração 2020, que tem se destacado na Gávea.
Tem um spoiler interessante dessa nova safra do Doce Vale. Dizem os corujas de plantão que essa geração tem tudo para ser melhor que a atual.
O Jockey Club do Rio Grande do Sul está respirando o GP Turfe Gaúcho 2024, que possui 30 inscritos e a confirmação será realizada na segunda semana de janeiro.
Pelo andar da carruagem deveremos ter recorde de apostas nos remates, pois nunca vi tamanha movimentação nos matinais do Cristal. Quando um potro vai à raia, os relógios dos corujas seguem em sintonia afinada. Será o melhor GP Turfe Gaúcho dos últimos anos.
L’Ente Supremo, da Coudelaria Atafona, fechou o ano de 2023 sendo o melhor fundista em pista de areia do Brasil. Devido a brilhante forma que ostenta e mostrando franca evolução a cada corrida, merece ser reverenciado nessa coluna. Parabéns à toda equipe do treinador Jaime Aragão e os proprietários Diogo e Artur.
Landrover, do Stud Blue Mountain, treinado por J.C.Sampaio, reapareceu de longa ausência das pistas e deu um verdadeiro show. Preparo nota dez do popular Alemão, que está em excelente fase.
O cavalo Beckenbauer, que venceu fácil na última quinta-feira no Cristal, agora pertence ao Stud Vento Minuano. O cavalo seguirá no Cristal aos cuidados do treinador C.A.Moura e depois deve seguir para a Gávea.
Para começar o ano de 2024 da melhor forma, logo na primeira semana serão disputadas as preparatórias para as primeiras provas das Tríplices Coroas. Potros e potrancas de muita qualidade, que podem vir a ser Tríplice Coroado e fazer história no turfe brasileiro.
Outros dois ótimos reaparecimentos foram de It’s Well, treinado por Léo Cury, e Landline, preparada por Fabrício Borges. Ambos animais esbanjaram categoria e devem seguir vencendo na sequência. Os treinadores estão de parabéns!
Nemo, do Haras dos Girassóis, apresentado pelo competente J.César, deu um show ao vencer e baixar de 72s os 1200 areia. O animal mostrou ser diferenciando no terreno, podendo ser inscrito, na sequência, até mesmo em prova clássica. Congratulações para todo o time!
No próximo ano deveremos ter mais um hipódromo no turfe nacional, que será inaugurado em Minas Gerais. Muita expectativa dos mineiros para a nova entidade.
Outra notícia relevante é que teremos eleições nos hipódromos em maio e, ao que tudo indica, teremos mais união entre os hipódromos de Cidade Jardim, Gávea, Cristal e Tarumã. Os prados de Pelotas e Goiás podem crescer muito em 2024, já que irão ter tempo de sobra para elaborarem seus eventos ao longo do ano.
Feliz 2024 a todos turfistas , profissionais do turfe, proprietários e criadores.
Após um bom ano que tivemos em 2023, surgem novas esperanças para um turfe melhor em 2024.
por Leandro Mancuso