Bastidores da Gávea, por Leandro Mancuso » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Bastidores da Gávea, por Leandro Mancuso

Feliz Natal aos criadores, proprietários e profissionais do turfe!

Feliz Natal!

Muita saúde e prosperidade para todos e que tenhamos a esperança de dias melhores para o turfe.

O leilão de treinamento do Haras Anderson, realizado pela agência APPS, foi um sucesso tremendo. O animal mais caro em treinamento, Fly Emirates, adquirido pelo Stud Grenoble (Sr. Taunay), seguirá aos cuidados do treinador Adelcio Menegolo.

Roderic Lius, do Stud H&R, treinado pelo multicampeão D.Guignoni, venceu em boa lei com o excelente tempo de 55’7 para os 1000 metros com cerca móvel de 6 metros. O potro mostrou que corre mais em pista de grama e, devido sua filiação régia, poderá melhorar ainda mais com aumento da distância.

Outro destaque do Stud H&R foi Nati Storm, que venceu linda corrida, numa ótima direção de Valdinei Gil e treinamento de L.Esteves. Não posso deixar de salientar que a égua é filha do garanhão nacional Momento de Alegria, criada por Aluízio Merlin Ribeiro.

Muita expectativa para as preparatórias da primeira prova da tríplice coroa, que serão realizadas dia 7 de janeiro. Alguns destaques, como Dash And Play, do Haras Estrela Nova, e Monanfan, do Stud Principessa di Capri, irão direto para a primeira prova, em fevereiro.

O treinador C.André, que prepara os animais do Stud Best Friends, subiu a serra fluminense e está no CT Vale do Itajara.

Os treinadores L.S.Vianna (todos animais) e C.G.Netto (alguns animais) também subiram a serra e terão animais no CT Posto de Fomento, em Teresópolis.

Dia 23 de dezembro, às 19 horas e 30 minutos, teremos a retrospectiva de 2023 no Hipódromo da Gávea. O programa será apresentado por Juliana Dias, que receberá os convidados Vicente Brito e Thiago Guedes. As pautas principais serão as provas clássicas realizadas em 2023 e a programação nobre de 2024. Imperdível!

Na terça-feira, dia 26, só teremos um estreante na reunião. Trata-se de Nemo, treinado pelo competente J,César (PR). O filho de Rally Cry e Zuana (vencedora de 5 corridas), vem de bela vitória em pista de areia no Tarumã (VEJA VIDEO ACIMA). O cavalo pegou ótima baliza e deverá ser o principal rival do provável favorito: Magnésio.

Qipco, do Haras Nacional, treinado por M.Aurélio, deu um show na pista de grama, vencendo de ponta a ponta. Mostrou que deverá ser inscrito em breve em prova graduada. O treinador ainda venceu linda corrida com a égua Kitsurfe, para alegria do Stud Guizé, cujo titular esteve presente na foto da vitória. O popular “Marquinho“ anda em fase das melhores e confidenciou que o potro Ritorna Vincetori retomará as pistas novamente na distância (Grama) e tudo indica que será inscrito direto na segunda prova da Tríplice Coroa, em março.

A Associação dos Profissionais do Turfe está de parabéns, pois proporcionou uma ótima festa para os profissionais em churrascaria renomada na Barra da Tijuca. A entidade, presidida por Vítor Mello Gomes está com dinheiro em caixa e auxiliando a classe no que for preciso.

Bruno Queiroz voltou muito bem de Cingapura e passou na frente com belas direções essa semana. O jovem retomará ao turfe asiático após as festas de final de ano.

Tiago Josué Pereira não montará no final do ano em Santa Anita, devido estar suspenso. O popular TJ deve assinar compromissos de montaria na Califórnia na primeira semana de janeiro. O piloto obteve mais de 4 milhões e 500 mil dólares em prêmios nessa temporada, sendo seu melhor ano hípico na terra do Tio Sam. A meta para 2024 é passar dos U$S 5 milhões. Da-lhe TJ Pereira!!

O Haras do Morro foi outro que teve seu melhor ano hípico, com diversas vitórias em provas de grupo, com destaque para Raptor’s no GP Brasil (G1). O potro Snoopy Dog, que possuía apenas trabalhos regulares em pista de areia, mostrou melhora gradativa em pista de grama e pode vir a ser inscrito, em breve, numa carreira do calendário clássico.

Por falar no Haras do Morro, após reunião com o treinador Luiz Esteves, ficou decidido que Mapa do Brasil, um dos bons valores da Geração 2020, irá atuar na preparatória para o GP Estado do Rio de Janeiro (G1), o GP José Buarque de Macedo (G3), marcado para 07 de janeiro, no Hipódromo da Gávea. 

Bubble Rain (Stud H.Oliva) e Champagne Rosé (Fazenda Mondesir) irão dar o que falar na sequência, já que estão mostrando evolução a cada corrida. Os treinadores L.R.Feltran e M.F.Gusso, respectivamente, estão de parabéns. Ambos animais devem vir para a Cidade Maravilhosa correr alguma prova da Tríplice Coroa.

Justa homenagem aos treinadores eméritos no Cristal: Clovis Dutra, Nilton Pires, Suedy Rodrigues e Neymar Canut, lendas vivas do turfe. Estarei presente para homenageá-los, já que desde os 13 anos de idade vou aos matinais e cocheiras pedir barbadas a eles. Parabéns, meus amigos!!

Leonardo Reis foi o destaque da semana com cinco 5 vitórias. Destaque para Wenzelson, do Stud PRB, que vinha de fraca atuação no Paraná e estreou na Gávea com linda vitória.

A melhor direção da semana fica por conta de Valdinei Gil, com o cavalo Reyes (Stud Eternamente Rio) favorito do público apostador. O popular Dragão acreditou sempre no seu conduzido e venceu belíssima carreira.

por Leandro Mancuso

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo