Ficando a 80/100 do recorde da distância, L’Ente Supremo atropelou com disposição para conquistar a versão 2023 da Prova Especial Troyanos. A homenagem do JCB ao fantástico animal do Haras Santa Maria de Araras (não por nada, o criador de L’Ente Supremo), foi a última disputa integrante do calendário clássico do turfe carioca no ano de 2023 e realizada em 1.900 metros, areia macia, nesta segunda-feira, 18 de dezembro. Saindo pelo menor caminho e debutando em pista de areia, a G1 winner do campo, Lah Lah Lah, tomou a dianteira. Sair com um pouco de atraso não impediu o favorito Apolo Dez de ir atrás da égua do Stud Happy Again. Jungle King, L’Ente Supremo e Try The Trick, este, algo afastado, vinham na sequência. Abrindo boa vantagem para Jungle King e L’Ente Spremo, Lah Lah Lah e Apolo Dez puxavam ritmo intenso, bem de acordo com o padrão dos competidores. Try The Trick seguia afastado no fundo do lote.
Na grande curva, Jungle King e L’Ente Supremo diminuíram consideravelmente a vantagem para os ponteiros Lah Lah Lah e Apolo Dez. No momento da decisão, Apolo Dez partiu para cima de Lah Lah Lah, tomou conta da situação e deu fila de que viria na frente até o espelho. Que nada! Tirado pelo meio de raia por Valdinei Gil – impecável no dorso do primeiro colocado -, que usava o chicote apenas para “espanar” seu conduzido, L’Ente Supremo embalou de forma irresistível,m passou por Jungle King e dominou, sem luta, o bom Apolo Dez, para vencer belíssima carreira. Apolo Dez formou a dupla com Jungle King em terceiro. Lah Lah Lah e Try The Trick chegaram depois.
Trazido da serra fluminense em forma soberba pelo competente Jaime Moniz Barreto de Aragão, L’Ente Supremo é um 4 anos, filho de Emcee e Rubia Del Rio, por Put It Back, nascido nos campos de Julio Bozano e defensor das sedas da Coudelaria Atafona. Na sua quinta vitória, sendo uma nobre, no GP Professor Nova Monteiro (G3), L’Ente Supremo cravou nos relógios 1min57s – assim que o ganhador passou pelo disco, o tempo marcado havia sido de 1min56s19 (um novo recorde). Porém, o filme patrulha mostrou que um pássaro atravessou a linha final antes de L’Ente Supremo, ocasionando a parada do cronômetro e, portanto, invalidando a marca.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins