Em final dos mais eletrizantes, da primeira a quinta colocada, diferença inferior a dois corpos, Idiomatic confirmou a preferência do público apostador e conquistou a versão 2023 da Breeders’ Cup Distaff, páreo com US$ 2 milhões de premiação. A carreira foi a quinta de G1, da espetacular jornada deste sábado, 04 de novembro, em Santa Anita Park.
Mantida na segunda colocação desde o pulo de partida, pelo francês Florent Geroux, Idiomatic tomou conta da situação na reta, mas não abriu vantagem sobre suas rivais. Várias concorrentes deram fila de que passariam Idiomatic, mas o disco chegou primeiro e a vitória sorriu para a égua da Juddmonte. Randomized, responsável pelo train da prova, formou a dupla, com Le Da Vida (a que mais corria), em terceiro. Clariere (que ficou sem passagem em grande parte da reta) e Desert Dawn completaram o marcador.
Treinada por Chad Brown, de criação e propriedade da Juddmonte, Idiomatic é uma 4 anos, filha de Curlin e Lockdown, por First Defence. Na sua nona vitória, a terceira de G1 – as outras no Juddmonte Spinster Stakes e no Personal Ensign Stakes -, somando US$ 2.456.840 em prêmios, Idiomatic completou os 1.811 metros, areia, em 1min50s57.
por Fernando Lopes – foto: Karol Loureiro