Luan Silva Machado escreveu um belo e raro capítulo na sua carreira, montando no super competitivo turfe norte-americano.
O mais velho dos irmãos Machado, no começo da tarde, montou no Hipódromo de Parx, em Bensalem, Pensilvania, na festiva jornada que teve como ponto alto a realização do Pennsylvania Derby (G1), vencido brilhantemente, de ponta a ponta, pelo tordilho Saudi Crown (FMQ Stables), montado por Florente Geroux e apresentado por Brad Cox (CLIQUE AQUI e veja o filme).
Em mais uma oportunidade, Luan levou o ótimo Next (Michael A. Foster) ao triunfo na Greenwood Cup (G2), em 2.400 metros, areia, carreira com US$ 200 mil de bolsa. O animal, mantido em forma soberba por William D. Cowans chegou ao seu sexto primeiro lugar nas últimas oito saídas.
A carreira em Parx foi realizada às 14 horas e 31 minutos. Recebida a premiação, Luan tomou um banho, pegou um avião e desembarcou em Louisiville, Kentucky, para atuar no Hipódromo de Churchill Downs.
E o esforço valeu à pena. O bridão gaúcho, na sexta prova local, com horário programado para as 20 horas e 31 minutos, pilotou Accredit ( Grayson, Jr., Bob and Matejka, Pavel), treinado por Pavel Matejka, que passou na frente com eventual de 14/2.
Uma aventura de quase 1.000 quilômetros e uma história para contar repetidas vezes a filhos, netos e todos os bate-papos sobre turfe.
por Fernando Lopes – foto: Barbara Weidl