O atual campeão da estatística de jóqueis do turfe carioca, Henderson Fernandes, após cumprir um mês de suspensão e “largar parado” na Temporada 2023/2024, aos poucos vai botando a casa em ordem. O excelente bridão pilotou seis ganhadores, somou 21 pontos e subiu para o segundo lugar da tábua de classificação. Em uma parceria de enorme eficiência com o comentarista internacional Diego Guedes, Fernandes passou na frente com: Libra (Stud Estelinha); Air Ball (Stud Eternamente Rio); Leste (Stud Verde); Monarch Butterfly (Stud Aspen); Punta Poderosa (Stud Pabliny); e Quito do Iguassu (Stud Dona Cecília).
Na sétima colocação, o tricampeão Leandro Henrique (16) esteve impecável na condução de Jeromel (Haras Sweet Carol), o melhor no Clássico Eurico Solanés (L.), principal disputa da semana no Hipódromo da Gávea; e o quarto, Wesley da Silva Cardoso (18) comemoraram em três oportunidades.
O quinto, Dylan Silva Machado (18) – perfeito na condução de Oxford Girl (Haras Figueira do Lago), campeã da Prova Especial Courageuse –; o líder, Valdinei Gil (23); o terceiro, Wilkley Xavier (20); o sexto, Waldomiro Blandi (16); e o aprendiz Roberto Melo estiveram no winners circle em duas oportunidades, cada um.
Com uma vitória: o oitavo, Alexandre Correia (15); Igor Ribeiro Mendes; Wellerson Freitas; o aprendiz Vanderlei Viana, que após completar cinco triunfos na carreira foi promovido à 3ª categoria.
por Fernando Lopes – arte & fotos: Sylvio Rondinelli