Após um verdadeiro vareio, duas semanas atrás, L’Ente Supremo confirmou o excelente momento de treinamento e superou o favorito Jungle King, nos 1.900 metros, areia pesada, do Grande Prêmio Professor Nova Monteiro (G3). A carreira foi a principal da semana e a atração central da jornada de segunda-feira, 21 de agosto, no Hipódromo da Gávea.
Voluntarioso e partindo pelo menor caminho, Playa Los Ingleses tomou a ponta logo após a largada. Preferido do público apostador, Jungle King não deixou o rival respirar por muito tempo e logo posicionou-se na sua escolta. Apolo Deza, Juizo Finale, L’Ente Supremo, Mero Acaso, Quick Move e Ragnar Lodbrok vinham na sequência. Com seu jóquei olhando para trás, Jungle King apertava o cerco contra Playa Los Ingleses na grande curva. L’Ente Supremo aproximava-se dos primeiros colocados, por dentro.
Na hora da verdade da homenagem do clube carioca a uma de suas figuras mais emblemáticas, rapidamente Jungle King passou por Playa Los Ingleses e deu fila de que colocaria mais uma prova nobre em seu turf-record. Ledo engano. Trazido pelo líder Valdinei Gil – em sua única montaria na reunião – L’Ente Supremo embalou aberto e começou a diminuir a diferença que o separava do ponteiro. Com mais ação, L’Ente Supremo deu o bote na hora certa e alcançou o ótimo alazão do Haras Sweet Carol nos metros decisivos, em belo final. Apolo Dez, Mero Acaso e Juizo Finale completaram o marcador.
Apresentado em forma excepcional por Jaime Moniz Barreto de Aragão, L’Ente Supremo é um 4 anos, filho de Emcee e Rubia Del Rio, por Put It Back, criado pelo Haras Santa Maria de Araras e defensor das sedas da Coudelaria Atafona. Na sua quarta vitória, a primeira na esfera nobre, L’Ente Supremo congelou os cronômetros em 2min00s12.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO GRANDE PRÊMIO PROFESSOR NOVA MONTEIRO (G3)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli