Cavalo valente e que não escolhe pista para mostrar todo seu poderio locomotor, Henry Fonda atropelou forte para levantar a 1ª edição da Prova Especial Dancer Man. A homenagem do JCB ao ótimo animal criado pelo Haras Arroio Butiá e que nas pistas defendeu o Stud Topázio, preparado pelo saudoso Alberto Nahid, foi a atração central da chuvosa jornada de segunda-feira, 14 de agosto, no Hipódromo da Gávea.
Tempestade Azul fez questão da dianteira e logo Legato e Que Bianca apresentaram-se. Henry Fonda, Já Me Vou, Big River e Pinduca eram os próximos. Veloz, Tempestade Azul mostrava o caminho a seus adversários, sempre com Legato no seu encalço. Que Bianca e Henry Fonda vinham próximos e esperavam a reta para decidir a parada.
No momento da verdade, rapidamente Que Bianca surgiu com intensidade e tomou conta da situação. Henderson Fernandes – como de costume, impecável no dorso do vencedor – tirou Henry Fonda por fora da égua do Haras Di Cellius e também de Legato. Com caminho livre e sem levar areia na cara, Henry Fonda embalou com disposição, diminuiu a vantagem de Que Bianca e veio alcança-la perto do espelho, em belíssimo êxito. Que Bianca reapareceu correndo bem e formando a dupla. Tempestade Azul fez excelente terceiro, com Legato e Big River no complemento do marcador.
Treinado na Gávea pelo ótimo José Antônio Lopes, Henry Fonda é um 6 anos, filho de Wired Bryan e Normandie, por Royal Academy, de criação e propriedade do Haras Nijú. No seu oitavo triunfo, Henry Fonda completou o percurso em 1min11s32.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DAS DUAS VERSÕES DA PROVA ESPECIAL DANCER MAN
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli