Após o êxito, de ponta a ponta, na sexta-feira, 02 de agosto, no Clássico Breno Caldas – Taça Criação Gaúcha (L.), Flemington (foto) (Amigoni e Irmãdohomemrã, por Candy Stripes), de criação para o Stud Chesapeake e propriedade do Haras Forquilha de Maranguape, tomou a dianteira da Copa de Areia – Milha, competição formada por três provas: Clássico Itajara (L.); Clássico Breno Caldas (L.) – Taça Criação Gaúcha; e Grande Prêmio Salgado Filho (G2), que teve como seu ganhador nas duas versões já realizadas o castanho Kito Hope, à época de propriedade do Stud Sergio Barcellos.
O castanho Flemington, preparado no Vale do Itajara por Venâncio Nahid, contou com a energia do tricampeão Dalto Duarte para resistir ao ataque insistente de Gilcrease (Haras The Best). Arquimedes (Stud Araré), Energia Elétrica (Haras Estrela Energia) e Future Love (Haras Nacional) completaram o marcador da prova.
Arquimedes (ver filme ao lado) (Stud Araré com o preparo de Julio Cezar Sampaio e conduzido por Carlos Lavor foi o ganhador da 1ª Etapa, o Clássico Itajara (L.), em 23 de junho. Na sequência chegaram: Flemington (Haras Forquilha de Maranguape), Future Love (Haras Nacional), Desenvolto (Stud Marisa Star), Don Miloca (Stud Alvarenga),
Veja a data da etapa final da Copa de Areia – Milha, o sistema de pontuação e a classificação atualizada:
ETAPA
Grande Prêmio Salgado Filho (G2) – 28/10
SISTEMA DE PONTUAÇÃO
Grande Prêmio Salgado Filho (G2)
1º colocado – 12 pontos
2º colocado – 8 pontos
3º colocado – 6 pontos
4º colocado – 4 pontos
5º colocado – 2 pontos
Clássicos Itajara(L.) e Breno Caldas (L.)
1º colocado – 10 pontos
2º colocado – 6 pontos
3º colocado – 4 pontos
4º colocado – 2 pontos
5º colocado – 1 ponto
CLASSIFICAÇÃO
1º Flemington – 16 pontos
2º Arquimedes – 14 pontos
3º Gilcrease – 6 pontos
4º Future Love – 5 pontos
5º Desenvolto e Energia Eeletrica – 2 pontos
7º Don Miloca – 1 ponto
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins