Um dos amadores com mais participações neste tipo de provas, João Primo conseguiu sua primeira vitória em um Páreo de Amadores, neste domingo, 30 de julho, no Hipódromo da Gávea.
Montando o alazão To de Olho, treinado por Flavio Guedes e defensor das cores de Esau Mariano Pacheco, João conheceu a emoção de cruzar o disco na primeira colocação.
Ladrilheiro de profissão e turfista de coração, a emoção de João contagiou a todos. Um apaixonado pela atividade – chegou a virar proprietário para participar do Páreo de Amadores -, João dedicou-se extremamente, trabalhando duro e viu o resultado disso acontecer com o belo triunfo no dorso de To de Olho.
Muito emocionado na hora de receber o prêmio, João relembrou e dedicou a conquista a seu filho, que faleceu há pouco tempo. Ele pode não ter visto fisicamente o pai vencer, mas com certeza o inspirou e guiou durante os 1.300 metros, em pista de areia.
João fez um percurso primoroso, sempre junto à cerca interna. Na reta, quando Come Zip abriu um pouco, To de Olho assumiu o comando das ações e veio na frente até o final. O favorito Scirea, montado por Tiago Castellano, que largou com atraso, descontou bastante, mas não em tempo de desalojar o vencedor.
Zimbro, com Rodrigo Werner, fez ótimo terceiro. Animal que sempre corre longe, hoje com seu dono, correu perto e arrematou em terceiro. Come Zip, montado por Rubens Penelas, ponteou a disputa, cansou um pouco, finalizando em quarto. Livia Bittencourt, a única joqueta em ação, conduziu seu Lunar, titular que é do Stud Saia Justa, para ser o quinto colocado. Inimá, com Iago Borba, fechou a raia.
Com a participação do presidente do JCB, Raul Lima Neto, e do homenageado, o recordista mundial, Jorge Ricardo, a premiação dos participantes encerrou a grande festa dos amadores no Jockey Club Brasileiro, que teve a excelente narração do turfista Vinicius Vieira.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO PÁREO DE AMADORES – JORGE ANTÔNIO RICARDO
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli