Confirmando in totum seu favoritismo, Zilber decidiu o páreo logo nos primeiros metro da reta final para vencer com firmeza a Prova Especial Donética. Atração maior da jornada deste domingo, 28 de julho, em Cidade Jardim, a carreira que homenageou a sensacional corredora do Haras Malurica, brilhante ganhadora de 15 carreiras, sendo 13 clássicas, dentre elas o GP São Paulo de 1978, realizou-se em 1.400 metros, pista de areia pesada.
Partida excelente para as oito competidoras. Maeght (Haras Louveira Ltda.) pulou na dianteira, porém rapidamente foi coberta por Nutcracker (João Boyadijan) que fez questão absoluta da dianteira. Maeght, Zilber, Dinâmica do Park (Haras Mineral Park), First Line ((Stud Verde), Greater Truth (Haras Interlagos Ltda.), Xastrid Halo (Stud Felipe e Zazá), e Sul Blue (Haras Fazenda Boa Vista) vinham na sequência. Muito fácil, Zilber já tomava a segunda posição de Maeght, mostrando que seria um “osso duro de roer” na hora da verdade.
Em plena reta decisiva, Nutcracker entrou na frente, mas ao natural, sem fazer força, apenas corrigida por Nelson Alexandre Santos, Zilber tomou conta da situação e abriu confortável vantagem sobre as adversária, deixando a somente a briga pelas colocações subsequentes como objetivo na carreira. Várias brigaram pela dupla. Sul Blue atropelou bastante aberta para diminuir bastante a diferença da ponteira, porém sem ameaçar o triunfo de Zilber e ficar com a formação da dupla. Dinâmica do Park, First Line e Xastrid Halo fecharam o marcador remunerado.
Trazida de Campinas em ótima forma por Emerson Garcia, Zilber é uma 4 anos, filha de Molengão e Valetza, por Baronius, criada pelo Haras Fronteria e defensora do Haras Gayçara. Em sua quinta vitória, num total de oito saídas, a ganhadora parou os cronômetros em 1min22s447.
por Fernando Lopes – foto: Photochart JCSP