Promovidos a aprendizes de 1ª categoria, portanto agora só descarregando 1 kg, o pernambucano Anderson Paiva e o carioca Fausto Henrique poderão mostrar suas habilidades disputando palmo a palmo as principais provas do calendário clássico nacional com os melhores jóqueis do eixo Rio-São Paulo, como Dalto Duarte, Nelito Cunha, Carlos Lavor, José Aparecido, Vagner Borges, Waldomiro Blandi, Valdinei Gil, Ângelo Márcio Souza, Vagner Leal, Marcello Cardoso, Francisco Leandro e, nesse final de semana fantástico que se avizinha, poderão encarar, também, o recordista mundial Jorge Ricardo e a fera Altair Domingos
Para o próximo conjunto de programas, os dois já assinaram como aprendizes de 1ª e Fausto participará de 20 dos 28 páreos formados e Paiva estará em ação 18 vezes.Muito leves, os dois aparecem como ótimas opções para quem busca um jóquei leve, uma vez que Paiva pesa 49 kg e Fausto 50.
Dois dos mais destacados valores da Escola de Profissionais do Turfe, Paiva e Fausto, que estão empatados na 2ª colocação da estatística da Temporada 2013/2014, com 10 êxitos, somente atrás do tricampeão Dalto Duarte, cumprem a dura rotina da EPT, diariamente, trabalhando na raia do JCB de 5 as 9 da manhã e quando não estão na Gávea, podem ser vistos na serra, galopando cavalos nos CTs Dedo de Deus e Vale do Itajara. Empolgados com a possibilidade de participar das grandes provas do turfe nacional, os dois jovens de 18 anos mantém os pés no chão:
“É excelente a chance de poder montar nas provas melhores e com dotações maiores. Temos a vantagem de sermos bem leves o que é capaz de nos proporcionar boas oportunidades. Porém, descarregar somente 1 kg, nas corridas normais pode nos tirar algumas montarias. Mas, estamos no caminho para nos tornarmos jóqueis profissionais e, quanto mais experiência pudermos acumular, atuando ao lado de grandes jóqueis, melhor”, frisou Fausto Henrique, que já possui 142 triunfos em sua carreira.
“Faltam apenas quatro meses para sairmos da Escolinha, portanto é preciso aproveitar bem a descarga. Passando a jóquei é sempre um pouco mais complicado, porém se mostramos um bom serviço enquanto aprendizes e seguirmos trabalhando com vontade, as oportunidades com certeza irão surgir. Aprendemos todos os dias nas raias com esses grandes jóqueis, agora iremos enfrentá-los também nas grandes provas e isso ajudará demais no nosso amadurecimento profissional”, analisou Anderson Paiva, dono de 117 triunfos somente no prado carioca.
por Fernando Lopes – fotos: Fernando Lopes & Gerson Martins