Simplificando a carreira desde a largada, aproveitando a velocidade de seu pilotado, Tiago Castellano levou Giulio Romano, de sua criação e propriedade, ao disco, com larga vantagem sobre os adversários, na II Etapa da 2ª Copa de Amadores Ernani Pires Ferreira. Com isso, após o terceiro lugar na I Etapa, o paranaense lidera com 40 pontos, sete a mais que Gregory Agostinho. Atração maior da jornada deste sábado, 20 de julho, no Hipódromo da Gávea, a carreira reunindo os amadores foi disputada em 1.300 metros, pista de areia macia.
Com os forfaits de Ungipo e Over The Edge, Marcelo Leanza e o antigo líder, Roberto Mendonça Dias, não participaram da festiva prova. Boa largada para os cinco concorrentes. Pela linha um, Fratello, com Gregory Agostinho pulou na frente. Todavia, aberto, Giulio Romano, com Tiago Castellano apertou o cerco e passou para a dianteira. Muito voluntarioso, Komandante Kirk, com Gilberto Carvalho Solanés Jr. Veio na mesma esteira e passou para segundo. Wonderful Humor, com Miguel Burlamaqui, e All Guest, com Chico Chagas, vinham na sequência. Acelerando na frente, Giulio Romano abriu boa vantagem sobre Komandante Kirk e Fratello na luta pelo segundo posto. Wonderful Humor e All Guest afastaram-se nas últimas colocaçãoes.
Na hora decisiva, Giulio Romano entrou com sobras na frente. Komandante Kirk fez a curva aberto, com isso Fratello aproveitou-se para tomar o segundo posto. Wonderful Humor e All Guest tentavam melhorar. Exigido por seu piloto, Giulio Romano não deu confiança aos adevrsários e abriu confortável vantagem em êxito autoritário. Em boa corrida de recuperação, Komandante Kirk veio retormar a segunda colocação de Fratello nos últimos metros. Wonderful Humor e All Guest completaram o placar.
Treinado pelo campeoníssimo Dulcino Guignoni, no Centro de Treinamento Vale da Boa Esperança, Giulio Romano é um 4 anos, filho de Red Runner e Ambergis, de criação e propriedade para Castellano Stud. Na primeira vitória de sua campanha, a segunda de Castellano entre os amadores (venceu com Angico, em dezembro de 2012, na I Copa de Amadores Ernani Pires Ferreira), Giulio Romano assinalou 1min23s62.
por Fernando Lopes – foto: João Cotta