Na disputa do décimo e último páreo da reunião de sexta-feira, 12 de julho, uma queda feia de dois dos principais jóqueis do turfe carioca, Dalto Duarte e Valdinei Gil, assustou o público turfista. No desenrolar da carreira, Flyness (Stud Golden Horses) e Tina Theron (Stud Daltex) caíram no percurso levando ao solo os dois pilotos. Atendidos de pronto de pela equipe médica do Jockey Club Brasileiro, os dois jóqueis foram levados à Clínica São Lucas, em Copacabana.
Os pilotos passaram por uma bateria de exames e Dalto, apesar de haver batido a cabeça no solo, não apresentou nenhuma sequela, sendo liberado para retornar à sua casa. O tricampeão da estatística de jóqueis no turfe carioca será examinado pela equipe médica do JCB e a tendência é que seja liberado para montar normalmente no restante das reuniões.
Valdinei Gil fez uma radiografia que não apresentou fratura em seu tornozelo. Porém, como o local estava dolorido e bastante inchado, o gaúcho foi submetido a uma tomografia. Constatada uma pequena fissura, o popular “Dragão” ficará fora de combate por pelo menos 15 dias, usando bota ortopédica. Todavia, segundo o próprio bridão, ele é presença certa na festa máxima do turfe nacional:
“Vou fazer tratamento intenso, repouso, medicação e, com certeza, não farei forfait na festa do GP Brasil” disse cansado, porém confiante o piloto titular do Haras Santa Maria de Araras às 2h30 deste sábado, 13 de julho, quando retornava para sua casa na companhia de seu agente de montarias, William Francisco.
por Fernando Lopes – foto de capa: Gerson Martins