O belga Bart Poels, que assina as principais arenas equestres dos Estados Unidos e Europa, um dos maiores e mais prestigiados especialistas em piso para cavalos do mundo está no Jockey Club Brasileiro. Poels veio fazer uma avaliação e propor uma nova mistura de areia e fibra para tornar a raia do Hipódromo Brasileiro mais satisfatória para os cavalos.
Segundo o gerente de engenharia do Hipódromo, Carlos De Paoli, os profissionais vinham reclamando que o piso da raia de areia estava muito fofo, causando hemorragia nos animais. O departamento de engenharia fez então, ensaios geotécnicos para a correção do revestimento do piso com areias de mais de 30 jazidas legalizadas e nenhuma foi aprovada.
A proposta de Poels é aproveitar a areia existente e misturá-la a uma nova combinação de outra areia e fibras. Foram testadas seis misturas diferentes e uma foi escolhida. Agora, esta seleção será aprimorada para ficar perfeita para cavalos de corrida.
“O piso de uma raia de corrida não pode nem ser tão fofo quanto esta areia que existe aqui, nem tão compacta quanto às de salto”, explica Bart Poels.
Expertise e experiência não faltam ao badalado designer de pisos equestres. Confira algumas de suas no site de sua empresa: www.equestrianservicesinternational.com
da Redação – fotos: Chris Chaves