Em 2022 aconteceu a 12ª edição do Projeto Profissões com as turmas do 9º ano. A culminância deste projeto acontece com um grande momento de troca com a participação de ex-alunos da Escola Jockey Club Brasileiro, que socializam com a turma e contam sobre suas experiências de formação e atuação profissional. Quando também ajudam nas questões onde os alunos têm dúvidas em relação a qual área escolher para estudar na universidade. Momento rico de trocas!
Dentro da disciplina de Ética e Cidadania, os alunos pesquisaram diversas profissões priorizando as de suas preferências – incluindo o nível de formação e atuação desses profissionais e outros. Durante o ano foram promovidos debates e trocas com os alunos com objetivo de ajudar o olhar nas referidas profissões.
Nessa edição tivemos a participação de colaboradores do Jockey Club Brasileiro e da PUC-Rio NOAP, o que enriqueceu positivamente com momentos de socialização de experiências profissionais.
Rafael Trota – Design
Gabriella Brandão – Economista, Pedagoga, Terapeuta da Família e Psicóloga
Ana Luiza Barchilon – Engenharia
Marcelo Moraes – Técnico em Eletrônica e Engenheiro Elétrico
Vitória Trota – Psicóloga
Denis da Costa Neves – Design Digital
Christiane Sobral – Veterinária
Sandra Page, diretora da Escola Jockey Club Brasileiro
Em 2022 também aconteceu o Momento Cultural, que representa a apresentação de todos os projetos trabalhados com os alunos do 1º ao 9º anos, dentro do Projeto Político Pedagógico da escola. No projeto sobre a consciência negra, os alunos pesquisaram sobre a luta dos afrodescendentes pelos direitos civis, o passado e o presente dos afrodescendentes no Brasil, a história das tranças e a importância e necessidade de ser contra o racismo.
Os alunos aprenderam muito também com o Projeto Literário, que foi desenvolvido no componente curricular de Língua Portuguesa com alunos do 1º ao 9º ano, tendo como objetivo o incentivo a leitura. De acordo com o tema “Ler é dar asas à imaginação“, os alunos produziram asas para representar cada um. Eles aprenderam que a leitura é o exercício de viajar para novos mundos, civilizações e culturas.
Saiba mais sobre a Escola JCB
A escola foi fundada em 27 de setembro de 1946 e atende, atualmente, aproximadamente 300 alunos por ano, matriculados entre o primeiro e o nono ano do Ensino Fundamental. São mais de sete décadas mantendo o ensino de qualidade, responsável pela formação escolar e cidadã das milhares de crianças que já passaram pela escola fundada e mantida integralmente pelo Jockey Club Brasileiro.
O ensino é gratuito, inclui lanche e atende filhos de funcionários, profissionais do turfe além de estudantes das comunidades próximas ao hipódromo. A EJCB é considerada uma referência no ensino e uma das melhores no Rio de Janeiro. Uma pesquisa interna mostra que 70% dos alunos da Escola Jockey chegam à faculdade, muitos retornam como profissionais bem-sucedidos para dar palestras e inspirar novas gerações.
Jockey celebra sete décadas da escola modelo gratuita
A ocasião contou com a presença de chefes de Estado e representantes civis, militares e religiosos marcaram presença na ocasião – Dr. Mário de Azevedo Ribeiro, presidente do Jockey Club Brasileiro à época recebeu o então Presidente da República Café Filho, o Prefeito do Rio de Janeiro Alim Pedro, o Bispo auxiliar do Rio de Janeiro Dom José Távaro e demais convidados da alta sociedade.
Os principais jornais da época do evento como Correio da Manhã, Diário da Noite, O Globo, Manchete e Diário Carioca deram destaque para a inauguração do prédio, considerado um padrão para demais escolas e para o governo do Rio de Janeiro.