Na fantástica reunião de sábado, 29 de junho, alguns dos melhores potros de 2 anos estarão em ação no Hipódromo da Gávea para a disputa do Grande Prêmio João Adhemar de Almeida Prado (G1) – Taça de Prata para potros, em 1.600 metros, pista de grama.
Conheça abaixo, um pouco dos sete inscritos na carreira que irá definir o líder da Geração no prado carioca:
IMAGINE KELLER (foto) (Crimson Tide e Nouvelle Keller, por Royal Academy) – Valdinei Gil / Julio Cezar Sampaio, de criação e propriedade da Coudelaria Jéssica. Potro tido em alta conta por seu staff e que faz sua primeira incursão na esfera clássica cercado de expectativas. Dono de uma vitória e um segundo em duas saídas, Imagine Keller, ao lado de Beniamino, têm a vantagem de já ser vencedor na milha e vai ao páreo pronto para uma destacada performance.
BEAUSÉJOUR (Torrential e On Your Own, por Candy Stripes) – Dalto Duarte / Venâncio Nahid, criado pelo Haras Santa Rita da Serra e defensor do Stud Santa Rosa de Lima. Irmão materno da ganhadora de G1, Antonella Baby, Beauséjour encontra-se em plena evolução. Após dois segundos em suas duas primeiras saídas, o alazão conquistou com bela atropelada a Prova Especial Jockey Club do Rio Grande do Sul, em raia bastante encharcada. Depois, finalizou na quarta colocação no Criterium de Potros, o tradicionalíssimo GP Conde de Herzberg (G2).
FARRIER (Pioneering e Kournikova, por Irish Fighter) – Henderson Fernandes / Darci Minetto, criado pelo Stud Eternamente Rio e defensor do Stud Marisa Star. Invicto através de duas apresentações, Farrier impressionou em seus dois triunfos. Na estreia, no começo de abril, dividiu a raia na Copa Leilões JCB, em 1.400 metros, pista de areia. Cinquenta dias após, voltou para desbancar alguns dos mais badalados potros da geração nos 1.500 metros do GP Conde de Herzberg (G2), o Criterium de potros (ver filme ao lado). Potro de grande porte (mais de 560 kg) e muito voluntarioso, Farrier é o competidor a ser derrotado.
NORTH SAIL (First American e Chris Lady, por Gran Lodge) – Vagner Borges / Julio Cezar Sampaio, criado pela Fazenda Mondesir e de propriedade do Stud Alvarenga. Após uma estreia vitoriosa no início de março, North Sail voltou no final do mesmo mês e terminou em 5º no GP Mario de Azevedo Ribeiro (G3), em carreira vencida por seu companheiro Bal A Bali. North Sail retornou na Seletiva, secundou Beniamino no começo de junho e precisa ser olhado com muita atenção.
BEAR (Northern Afleet e Paradise Queen, por Royal Academy) – Carlos Lavor / Julio Cezar Sampaio, criado pelo Haras Santa Maria de Araras e de propriedade do Stud Araré. Potro em franca evolução. Após uma vitória por 14 corpos na pista de areia, Bear venceu a Prova Especial Lohengrin e tem raça para ir muito bem com o aumento no percurso.
UNDOSTAIS (Silent Times e Dirty Dancer, por Knifebox) – José Aparecido / Marcos Decki, criação de Beverly Hills Stud e propriedade do Stud Mandrake. Único animal nascido em 2010 no país com quatro vitórias na campanha, o veloz Undostais chega à Gávea cercado de expectativas. Ganhador dos GGPPs Quari Bravo e Presidente José de Souza Queiroz, ambos de G3 e do Clássico Presidente Augusto de Souza Queiroz (L.), Undostais perdeu sua invencibilidade no GP Antenor de Lara Campos (G2) disputado no dia do GP São Paulo deste ano e vencido por Avenger Of Light (Stud TNT).
BENIAMINO (Put It Back e Analu, por Roi Normand) – Marcello Cardoso / Roberto Solanés, criação do Haras Santa Rita da Serra e defensor das sedas do Haras Regina. Ganhador da Seletiva carioca para a Taça de Prata (ver filme ao lado), como dito pouco acima, ao lado de Imagine Keller, tem a vantagem de já ser vencedor na milha. Vem de duas vitórias seguidas e, como todo animal que está em progressos na sua campanha, merece ser respeitado.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins