Numa verdadeira disputa real, o Rei do Cristal, El Cosechero, bateu a Princesa do Cristal, Queen Of Clubs, em duelo emocionante pela 114ª Edição do Grande Prêmio Bento Gonçalves (G2), realizada neste sábado, 19 de novembro, no Hipódromo do Cristal, em 2.400 metros, areia macia.
Recente ganhador do GP Protetora do Turfe (L.),em marca recorde, El Cosechero, invicto desde o final de 2021 – este foi seu quarto êxito consecutivo – confirmou ser o melhor animal em atividade no turfe gaúcho, levantando a maior prova do turfe gaúcho, em grande estilo. Segunda colocada, Queen Of Clubs, Tríplice Coroada aos 2 e 3 anos, em Porto Alegre, mostrou ser potranca de exceção e deu muito trabalho ao ganhador, formando a dupla em performance espetacular.
Antony Renan conhece El Cosechero como ninguém e deu impecável direção ao castanho. Hilton Pires mantém El Cosechero em forma soberba e a consagração com os triunfos no Protetora e agora no Bento só engradecem ainda mais o trabalho do excelente profissional. Criadora e proprietária do vencedor, Faby Matos em cada vitória extravasa a emoção de quem ama o turfe, o cavalo de corridas e sabe as dificuldades de se criar um PSI como El Cosechero, ainda mais sendo Beatrix, a sua única égua matriz. Um espetáculo, digno de um filme. Afinal, são histórias como essa que mostram o quão único e emocionante pode ser o Esporte dos Reis.
Grandão’s Dream, Olympic Linkedin e Ghost Breakers puxaram o ritmo na primeira parte do percurso. El Cosechero corria em sétimo e pouco à sua frente vinha Queen Of Clubs. Na parte final da reta oposta, Moro do Kentucky acelerou o train de carreira e emparelhou com Olympic Linkedin, que havia assumido o controle das ações. Queen Of Clubs melhorava francamente. Vendo que os rivais estavam na frente, Antony Renan deu rédeas a El Cosechero, que correspondeu plenamente.
Na hora da decisão, El Cosechero e Queen Of Clubs entraram nas primeiras posições. Levando bastante peso dos rivais, a ótima potranca da Coudelaria F.B.L. deu fila de que poderia vir na frente até o espelho. Porém, El Cosechero é valente e rende como ninguém na raia do Cristal. ajustado por seu piloto, El Cosechero dominou a poderosa rival e galopou para a maior conquista de sua campanha. Valente, Queen Of Clubs formou a dupla. Rocky Fon, que corria longe na primeira parte do percurso, veio para ficar em terceiro, com Moro do Kentucky e Divino Corunilha no complemento do marcador.
Um 5 anos, filho de Alcorano e Beatrix, por Linngari, El Cosechero chegou à sua sexta conquista em 18 apresentações. O ganhador, que levou o excelente prêmio de R$ 50 mil, completou o percurso em 2min39s60.
por Fernando Lopes – foto: Hermes Martins (que além dos excelentes comentários e reportagens pós-páreos, ainda encontrou tempo para registrar a chegada do Bento 2022 e colaborar com o site do JCB)