Carreira com premiação superior a R$ 210 mil ao primeiro colocado e com bolsa + added superando R$ 425 mil , a Copa ABCPCC Clássica – Matias Machline (G1), em 2.000 metros, pista de grama, promete desfecho emocionante na tarde do domingo, 04 de agosto na Gávea.
Treze competidores de 4 anos e mais idade estão anotados e, entre eles, três G1 winners, Obataye (GP Brasil – Pixbet); Online (GP Francisco e Linneo Eduardo de Paula Machado – Araras Blood & Power -2022) e Quantify (GP Francisco e Linneo Eduardo de Paula Machado – Araras Blood & Power – 2023).
Campeão do GP Brasil 2024, Obataye , um dos animais mais regulares do país, finalmente colocou uma prova de graduação máxima em seu belo turf-record. Mais uma vez, o internacional João Moreira estará no dorso do filho de Courtier e Surfi’N USA (Crimson Tide) pode proporcionar o primeiro êxito, assim como no Brasil, ao seu criador, o Haras Palmerini e a seu proprietário, o Haras Rio Iguassu na importante disputa. O castanho é treinado pelo ótimo Antonio Oldoni.
Mapa do Brasil (Emcee e Drive-In, por Wild Event – Haras Santa Maria de Araras/ Haras do Morro) badaladíssimo no Brasil o cavalo apresentado sob a tutela de L.C.Costa terminou na quinta posição. Experimentando a direção do consagrado Vagner Borges, o animal de Diogo e Sinval Araujo promete vender caro a derrota.
Underpants (Emcee e Kissingafool, por Elusive Quality) e To Sir With Love (My Chèrie Amour e Lady Charlotte, por Wild Event) formam a fortíssima parelha do Haras Doce Vale. Ambos estavam reaparecendo na prova magna do turfe nacional. Enquanto To Sir With Love formou a dupla, em bela performance, Underpants andou “espremido” nos momentos decisivos, entre Olympic Kremlin e a cerca, terminando no sexto posto. Wesley da Silva Cardoso e Ildefonso Coelho Souza são os responsáveis por Underpants, enquanto Venâncio Nahid e Dylan Silva Machado respondem pela performance de To Sir With Love.
Quarto colocado no Brasil, Online (Agnes Gold e Quebra-de-Braço, por Wild Event – Stud Eternamente Rio/ Stud Verde) surge mais uma vez como nome de realce na competição. Cavalo de ferro, o alazão pilotado por Henderson Fernandes e apresentado sob a responsabilidade de Luiz Claudio Costa (2º Gerente de Luiz Esteves) atua pela terceira vez na carreira – nos anos anteriores, finalizou em 2º para Jorel (2022) e em 3º para Doutor Sureño (2023).
Limeira (Hat Trick e Ventura Baby, por Torrential – Haras Santa Rita da Serra/ Stud Escorial – F.Chaves/ T.Oliveira) tem a vantagem de não ter corrido o Brasil e estar mais descansado que a grande parte de seus adversários. Voluntarioso e duro na queda, deve ser um dos responsáveis pelo train da prova e, caso não seja incomodado, podem só alcança-lo na ducha.
Quantify (Ganesh e Golden Land, por Nedawi) e Renewed Hope (Alpha e Hope Again, por Northern Afleet), ambos defensores do Stud Red Rafa, descerão do Verde e Preto sob os olhos de Luiz Claudio Costa. Apesar de descolocado, Quantify, que contará com a direção de Leandro Henrique, não chegou longe no Brasil e está na distância da melhor vitória de sua campanha. Renewed Hope está em forma e tenta surpreender os mais cotados pela primeira vez montado por Valdinei Gil.
L’Ente Supremo (Emcee e Rubia Del Rio, por Put It Back – Haras Santa Maria de Araras/ Coudelaria Atafona – J.M.B.Aragão/ W.Blandi) – após bela exibição no Latino, voltou no Brasil e descolocou-se, porém não chegando afastado dos primeiros. Opção de rateio elevado. Maximum Drive (Hat Trick e Clerico, por Elusive Quality – Haras Springfield/ Stud Valentin & Jarussi – I.Silva (SP)/ N.Lima (SP)) finalizou em nono no Brasil, gosta da pista molhada e pode ser uma surpresa na competição.
Fly Emirates (Agnes Gold e Fly By Wire, por English Channel – Haras Anderson/ Stud Grenoble – W.Xavier/ R.Morgado Neto) correu abaixo do esperado no Brasil e vai em busca da reabilitação. Bubbly Rain (Setembro Chove e Bubbly Blonde, por Pounced – Haras Interlagos Ltda./ Haras H.Oliva – A.M.Souza/ L.R.Feltran (PR)) deve lutar por uma colocação. Galo White (Goldikovic e Trovoada, por Durban Thunder – Haras Belmont Ltda. – J.Aparecido/ M.S.Oliveira (PR)) junto com Limeira, deve ser o responsável pelo train da competição. Rateio alto.
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli