Maior ganhador da semana que passou, com 10 triunfos, e atravessando grande fase, com constante evolução técnica, correndo bem os animais tanto na frente quanto vindo de trás, o aprendiz Fausto Henrique (foto) (104), sétimo colocado na estatística da Temporada 2012/2013, foi quem mais assumiu compromissos de montarias para o próximo conjunto de programas, garantindo presença em 27 dos 41 páreos programados para o prado carioca. Levando-se em conta que Fausto só pode atuar em 38 páreos (uma vez que realizar-se-ão três provas do calendário clássico), Henrique montará em mais de 70% das provas.
Além de Faustinho, entre os alunos da Escola de Profissionais do Turfe, Muriel Silva Machado vai montar em 17 carreiras, Anderson Paiva (80) em 14, Juan Gomes em 11, Erick Oliveira em 10, Raphael Freire em nove, e Gutemberg Araújo em quatro. Os aprendizes da EPT, que disputam de igual para igual espaço com jóqueis consagrados e vitoriosos, sabem que somente com muito profissionalismo e dedicação aumentarão a confiança que treinadores e proprietários passam a ter neles, conseguindo, com isso, mais e melhores oportunidades.
Voltando de suspensão, o líder e virtual tricampeão, Dalto Duarte (205) só montará menos que F.Henrique, estando presente em 25 carreiras. Aliás, mesmo número que o quarto colocado, Valdinei Gil (113). Na luta pelo segundo lugar, Henderson Fernandes (foto) (135), jóquei de Farrier no vareio que o potro do Stud Marisa Star deu no GP Conde de Herzberg (G2) – Criterium de Potros, suspenso na sexta-feira (31/05) e Vagner Borges (133), pilotarão 20 e 22 animais, respectivamente.
Marcello Cardoso (111) terá 18 montarias e Carlos Lavor (104), que deu brilhante direção em Hed Kandi (Stud Red Rafa) no GP Francisco Villela de Paula Machado (G2) – Criterium de Potrancas, (104), cinco. Fechando a lista dos 10 primeiros, Jeferson Telles da Silva (72) segue fora de combate, suspenso que está, e Rodrigo Salgado (72) assumiu seis compromissos. Assinaram bem, ainda,: Tiago Josué Pereira e Bruno Reis, com 16 montarias, e Marcos Mazini, com 14.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins