Gober confirmou com sobras o favoritismo do público apostador e o status indiscutível de melhor animal em atividade no turfe paulista e com certeza um dos melhores do Brasil ao vencer com firmeza o Grande Prêmio São Paulo (G1). A prova magna do turfe bandeirante, disputada em 2.400 metros, grama macia, foi o ponto alto da fantástica reunião deste domingo, 19 de maio, em Cidade Jardim.
Após uma partida algo conturbada, Atlas Mundi sobrou para a última colocação. Gober saiu fazendo força e num indício do que viria a acontecer mais tarde, passou na frente na 1ª vez que os animais cruzaram o disco, muito acossado por Viewfinder e com Ibrahimovic vindo engrenado pelo lado de fora. Jiraya, Taleban, Genial, Golden God, Mojito, Energia Eros, Jogador, Poker Face, Sandbuck, Mr Lam, I Say You Stay, Cisne Branco, Atlas Mundi, American Storm e Invictus vinham depois. Resolutamente, Ibrahimovic tomou a ponta e abriu boa vantagem sobre Viewfinder, Gober e Jiraya. Poker Face aberto, buscava melhor colocação.
Na reta final, com Ibrahimovic entrou absoluto na ponta. Gober, pela linha um, mostrava suas armas e logo se apresentava para a briga. Além de meio de raia, Poker Face engrenava e no lance acabou esbarrando em Energia Eros. Ibrahimovic mostrava muita valentia e resistia bravamente a todos ataques. Entretanto, na hora da decisão, falou mais alto a categoria de Gober, que dominou as ações e seu piloto ainda se deu ao luxo de cruzar o disco comemorando o inesquecível triunfo. Poker Face arrematou na segunda colocação, com Energia Eros agarrado em terceiro. Esmorecendo, mas cumprindo grande performance, Ibrahimovic foi o quarto colocado e Mojito fechou o placar. Tiago Josué Pereira, jóquei de Energia Eros, reclamou contra Carlos Lavor, que montou Poker Face, e a CC do JCSP entendeu por desclassificar Poker Face da segunda para a terceira colocação.
Mantido em forma soberba por Raimundo Soares, Gober é um 4 anos, filho de Yagli e Visa Max, por Kenético, de criação e propriedade do Stud Red Rafa. Em sua 11ª atuação, Gober obteve seu quinto triunfo, o segundo de G1, e assinalou para os 2.400 metros, 2min29s433.
por Fernando Lopes – foto: Karol Loureiro