Mantido em grande forma pelo craque Julio Cezar Sampaio, Arquimedes confirmou seu bom estado e conquistou, há poucos instantes, a Prova Especial Associação Carioca dos Proprietários do Cavalo Puro-Sangue Inglês. Disputada em 1.500 metros, pista de areia pesada, a carreira foi uma das grandes atrações da reunião deste sábado, 18 de maio, no Hipódromo da Gávea.
Largada ótima para os seis concorrentes. Amor Gitano saiu na frente, mas exigido ao máximo por Elizandro Costa, Flemington tomou a dianteira. Valdinei Gil não quis a briga e recolheu seu Amor Gitano. Don Miloca era o terceiro, perto, com Valiente Y Guapo, Energia Descartes e Arquimedes atuando a seguir. Ditando o ritmo, mas sempre vigiado de perto por Amor Gitano e Don Miloca, o ponteiro era o voluntarioso Flemington. Arquimedes já era procurado por seu piloto e no meio da reta grande já começava a galgar posições.
Na hora da verdade, Flemington tinha pouca “garrafa para vender”,. Então, Don Miloca, por dentro, e Amor Gitano, por fora, dominaram as ações. Don Miloca tinha mais ação e chegou a dar impressão que poderia vencer. Ledo engano, voando, comprovando sua grande forma, Arquimedes, trazido com precisão por Henderson Fernandes (que assim venceu as duas Provas Especiais do dia), passou como quis pelo rival e abriu luz para o espelho, em êxito firme, de cavalo que só faz melhorar. Don Miloca aprou de longe o ataque de Amor Gitano para ficar com a dupla. Afastados, Energia Descartes e Valiente Y Guapo completaram o placar. Arrematado, Flemington fechou a raia. Energia Demand não correu.
Trazido do CT Dedo de Deus no último furo por Julio Cezar Sampaio, Arquimedes é um 3 anos, filho de Public Purse e Catsue, por Jules, criado pelo Haras Santa Maria de Araras e defensor do Stud Araré. Em sua quinta vitória, a segunda do calendário clássico, Arquimedes assinalou 1min32s91.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins