Atropelando com disposição e reeditando a performance que o fez ser adquirido por seu proprietário, Beto Boss acaba de derrotar seu companheiro Tap Is Back e conquistar o Grande Prêmio Associação Brasileira de Criadores e Proprietários do Cavalo de Corrida (G1). Uma das principais carreiras deste sábado, 18 de maio, a prova foi uma das grandes atrações da festiva jornada na capital paulista.
Partida excelente para os 18 competidores. Pelo interno da pista, Tap Is Back já começava a comandar as ações do páreo. Os penqueiros Joe Berger e Valente Master tentaram acompanhar o pupilo de Dulcino Guignoni, mas não conseguiram.
Com o páreo mastigado e dando pinta de ganhador, Tap Is Back tinha três corpos de vantagem sobre os adversários e a vitória parecida decidida. Todavia, engrenado, pela linha sete oito, Beto Boss, muito bem trazido por Jean Pierre, arrancou duro e sem luta ultrapassou seu companheiro de farda para ganhar com extrema autoridade. Tap Is Back formou a dupla com sobras. O ganhador da preparatória paulista, Valente Master, finalizou em terceiro cabendo a Joe Gere e Ton Ly o complemento do marcador, que teve quatro animais que cumprem campanha na Gávea entre os cinco primeiros. Dalto Duarte, piloto de Joe Gere, reclamou contra Jean Pierre, de Beto Boss, porém a Comissão de Corridas de Cidade Jardim rapidamente confirmou a ordem de pista.
Trazido do Rio de Janeiro em grande forma por Christiano Oliveira (no seu primeiro G1 em São Paulo, assim como Jean Pierre), Beto Boss é um 3 anos, filho de Val Royal e Polada, por Golden Voyager, de criação do Haras Basano e propriedade do Stud Alvarenga. Na sua 13ª saída, Beto Boss conquistou seu quarto êxito, o segundo clássico e o 1º de G1, e parou os cronômetros em 54s578.
por Fernando Lopes – foto: Karol Loureiro