Após boa vitória na estreia e um segundo e quarto lugares em provas de G3 vencidas pelo líder da Geração e invicto Undostais, Gaja Barbaresco confirmou seu favoritismo e venceu a Prova Especial Francesco Battista Giobbi. A carreira, que homenageou o fundador do tradicional Haras San Francesco, foi disputada em 1.400 metros, pista de areia pesada.
Lançado para a vanguarda por Josiane Gulart, Gaja Barbaresco aceitou a briga com Vip Thunder e os dois destacaram-se do lote. Thirsty Pioneer, Beatmaster, Hastings e Siricutico vinham depois. Sempre muito fácil, Gaja Barbaresco mantinha pequena diferença sobre Vip Thunder, que não lhe dava trégua.
Ao entrarem pela reta final, Gaja Barbaresco desvencilhou-se rapidamente de Vip Thunder e deu a impressão de que obteria fácil triunfo. Porém, bem trazido por Antonio Correia da Silva, Hastings desprendeu-se dos rivais e veio dar caça ao ponteiro. Ajustado pela joqueta, Gaja Barbaresco manteve a vantagem sobre Hastings até o disco, em êxito firme. Thirsty Pioneer, Vip Thunder e Beatmaster completaram o marcador.
Preparado em Porto Feliz por Alexandre Garcia Saldanha Correa, Gaja Barbaresco é um 2 anos, tordilho, filho de Giant Gentleman e Goodliness, por Impression, criado por Paulo Rodolfo Fischer e propriedade de Rodolpho Montanari Neto. Em seu segundo triunfo, o primeiro do calendário clássico, Gaja Barbaresco parou os cronômetros em 1min23s605.
por Fernando Lopes – foto: Arquivo de Divulgação JCSP