GIRASSÓIS E NIJÚ APRESENTARÃO LOTES-EXTRAS DIA 17
Os conceituados Haras dos Girassóis (Paraná) e Haras Nijú (acaba de adquirir o Eternamente Rio, em Bagé, Rio Grande do Sul), irão apresentar um total de 9 lotes-extras no Leilão de Liquidação da TBS, que será realizado na próxima Quarta-feira, dia 17, a partir das 19 horas, com transmissão pela TV Turfe/TV Jockey/NET/Parabólicas e Internet (www.turfeproducoes.com.br).
Eis as 9 excelentes matrizes recentemente inscritas:
· SENZALA – Raridade: Burooj (grande avô materno clássico, entre muitos de Didimo) em mãe Executioner. Irmã inteira do craque e líder Byzantium e materna da campeã exportada Annister. Prenhe de Inexplicable para Agosto.
· VECCHIA LUNA – Public Purse em mãe Dodge, irmã materna de Top Hat, Tale Quale e da mãe de Time for Fun. Pedigree extraordinário, e prenhe de Pioneering para Julho.
· SEDUCE MINISTER – A filha de Mane Minister (avô materno de Kara de Birigui e Jogo de Birigui) com melhor campanha clássica (16 vitórias e colocações na esfera nobre). Sua avó é irmã própria de Campal e Full Love. Prenhe de Implexo.
· XAMANISTA – Uma das raríssimas Fast Gold clássicas de Grupo. Mãe de 2 clássicos, prenhe de Red Runner para Julho.
· QUESTION TAG – Jules em mãe Wild Again (pai de Wild Event), neta de campeã no Uruguai. Prenhe de Avanzado (lote de velocidade).
· HIGGARA – Dark Brown em mãe importada por Secreto (Derby de Epsom) na campeã Cisplatine. Pedigree de campeões, prenhe da revelação Pioneering
· GUIGUILOVE – Minstrel Glory em mãe Heathen, irmã de 4 clássicos. Já mãe4 do clássico Zorico, prenhe de Implexo para Julho
· POTION – Minstrel Glory, irmã da mãe da campeã do OSAF Dumas, na linha da grande Candle. Já produtora clássica, traz prenhez de Pioneering para Agosto.
· ACURADA – Implexo na clássica de G1 e múltipla produtora clássica Ultra Sureña. Égua de 4 anos, pronta para ser coberta
Além destas reprodutoras acima, o leilão terá também como lote extra a égua americana Incredible Story (Seattle Slew), “3 em 1” alojada nos USA e que abrirá o evento, coberturas do novel reprodutor Mensageiro Mig (recordista em Carazinho e irmão próprio do supercraque desaparecido El Jogo Virtual) e também a substituição de 2 lotes da APG Thoroughbreds, entrando produtos de SALUTE THE SARGE (começando com tudo!) nas clássicas Nina Ballerina (portanto irmão do campeão da Penca de Carazinho Sprinters Cup Gold Brigadeiro Storm e do poli-clássico Blue Trix Mix) e Karitzia.
“Abriremos o leilão com a filha de Seattle Slew do Stud Gaeta, uma atração internacional. Depois leiloaremos estas 10 novas éguas extra-catálogo, seguindo depois pela ordem normal do catálogo, que começa com os 4 garanhões da Adena Springs. Por esta razão o evento será iniciado impreterivelmente as 19:30”
DESMAMADOS SÃO DESTAQUE NA LIQUIDAÇÃO DA TBS
Entre os destaques do leilão de Liquidação Total da TBS que acontece na próxima quarta, dia 17, encontra-se um excelente lote de desmamados, de diversas procedências e características.
* Dubai Boy é um potro Emirates to Dubai em mãe americana pelo excepcional Pleasant Tap. Trata-se de um irmão materno de 3 clássicos, entre eles a mãe do Grupo 1 Arkansas Sand. A linha baixa é a mesma do “Champion” americano Dehere. Potro nascido em 01 de Julho, de ótimo desenvolvimento.
* Oxigênio Puro é filho do internacional Refuse to Bend, em mãe pelo notável Know Heights, que este ano está barbarizando como avô materno, ganhando desde preparatório ao GP São Paulo até pencas! 1º produto de égua de linha baixa clássica no Brasil e n os USA, é opção de categoria para quem quer um produto para os clássicos.
* Nove de Paus é outro bom potro, bem nascido, filho do consagrado internacionalmente Refuse to Bend (17 filhos ganhadores clássicos na Europa!), em mãe ganhadora de Grupo e recordista em Cidade Jardim, portanto, uma raridade. Trata-se de um irmão materno do poli-clássico Jogador, talvez o melhor fundista de Cidade Jardim na atualidade.
* Novo Amor é um lindo filho do recentemente desaparecido (e um sucesso na Europa) Refuse to Bend, em égua Trempolino (campeão do Arco do Triunfo), portanto em mais um cruzamento para os grandes clássicos. Este potro é irmão materno de Garbosa Sexta (Grupo 2) e de Irmão de Luta (Listed), ambos por Hibernian Rhapsody, e sua avó é irmã do Derbywinner Del Garbo, na linha direta de Garbosa Bruleur. É raça pra xuxu.
* Focada é uma bem lançada potranca de Julho, filha do badalado Pounced (pedigree encantador: Rahy/Blushing Groom + Storm Cat + Ela-Mana-Mou + Sea Bird) em mãe por este estupendo avô materno Choctaw Ridge. Sua avó venceu o Diana na Gávea, e descende de espetacular família clássica Inshalla/faxina.
* Olympic Field é mais um bonito descendente deste notável Refuse to Bend, aqui com mãe americana pelo craque War Chant (Danzig) na campeã argentina Potra Fabulous (ganhadora de G1 na Argentina e de G3 nos USA). Um cruzamento sensacional: pai europeu, mãe americana, linha baixa argentina!
* Sangre y Honor é um excepcional potro Inexplicable em mãe Roi Normand, avó Clackson na grande campeã e ventre extraordinário Donegalle. De sua 3ª mãe descendem Fluke, Hunka Hunka, Cagney, I Scream, Malmedy, On the Edge, Nineties, Much Faster, Dona da Beleza e outros bons…
* Sparkling Diamond é uma linda e grande potranca alazã, por Public Speaker e Morena Boa, esta por Know Heights em mãe pelo Chefe-de-Raça Broad Brush. Seu cruzamento repete o da “millionaire” e 2 vezes escoltante do fenômeno Zenyatta, Hystericalady (Distorted Humor – pai de Public Speaker – em égua irmã da mãe de Morena Boa).
* Saint George é um excelente produto da última geração do “Champion Sprinter” Artax, e tem como mãe uma filha de outro colosso da velocidade e precocidade, Gilded Time (já avô materno de sucesso). O potro é 1º produto e a mãe é da mesma linha de Riboletta e Super Power, entre vários outros clássicos.
* Southern Dancer é uma belíssima filha do consagrado Dubai Dust em mãe Ghadeer, logo ¾ irmã de 2 dos melhores produtos de seu pai: Mojito e More Dust. Sua mãe é filha de Ghadeer na grande campeã e recordista Dorf.
* Supreme Butterfly é uma potranca “raceur”, alazã tapada, de ótimas ancas e aprumos, produto de um cruzamento idêntico ao do “Champion 2yo Sprinter” e “Champion Sprinter”, Berlino di Tiger (também alazão tapado): Tiger Heart em irmã da mãe deste craque exportado. A diferença é que a mãe desta potranca é filha de Mensageiro Alado (o “Velocista do Século”), e a mãe de Berlino di Tiger é filha de Torrential…
* Shinkansen é uim potro poderoso, filho do “Champion Sprinter” americano Artax, em mãe clássica e produtora clássica, filha do “Champion miler” europeu Royal Academy, logo um cruzamento de elite. Sua mãe é ainda irmã da “Champion” no Uruguai Next Girl!
* Saberjet é mais um excelente produto do renomado Artax, “o cavalo mais veloz do mundo” segundo Tom Durkin, e este traz como mãe a única Ghadeer campeã do GP Turfe Paranaense, uma das mais importantes pencas do Brasil. Cruzamento de velocidade total!
O leilão será realizado no dia 17 de Abril, próxima quarta, à partir das 19 horas, com transmissão pela TV Turfe/TV Jockey/NET/Parabólicas e Internet (www.turfeproducoes.com.br).
LIQUIDAÇÃO DA TBS TRAZ LOTES IMPORTADOS
Além de éguas corredoras e produtoras clássicas e de desmamados de ótimos pedigrees, o leilão de Liquidação da TBS no próximo dia 17 (quarta) terá nada menos do que 10 lotes importados.
Primeiramente, abrindo o leilão, serão vendidos 04 garanhões de propriedade do maior criador dos Estados Unidos, a Adena Springs, animais clássicos, de físicos exuberantes e magníficos pedigrees (A.P.Indy, El Prado, Awesome Again e Doneraile Court).
Também serão vendidas cotas (2 cotas de 2,5% cada, dando direito a 2 coberturas/ano cada cota) dos garanhões Crafty CT (em exuberante início na geração estreante) e Union Avenue (um Gone West de primeira linha!).
A potranca Olympic Spain, saindo de treinamento, é filha do clássico americano Latent Heat (Maria’s Moon), um ganhador de Grupo 1 da poderosa Juddmonte (leia-se Frankel) Farm, em mãe Crafty Prospector (pai entre nós de Music Prospector e do supracitado Crafty Prospector). Irmã de clássico de Grupo nos USA, o grande destaque é sua avó, que vem a ser irmã da campeoníssima Spain, a femea PSI com maior soma ganha nos USA (US$3,5 milões), ganhadora inclusive da Breeders´Cup, na mesma (e excelente) linha baixa do nosso conhecido Shudanz.
La Coplista é uma argentina, mãe e avó clássica, e irmã materna do melhor filho de Southern Halo, o grande campeão El Compinche. Sua mãe foi múltipla ganhadora de grupo e é avó/bisavó de importantes clássicos como Tiff e El Garufa, Shining Cherie e El Guapito.
Olympic Quiet, égua em 1ª padreação (pelo campeão da Breeders´ Cup Silver Train) é um caso talvez único na criação nacional, pois é filha de um ganhador do Derby de Epsom (North Light, aliás o único Danehill a fazê-lo) e neta materna de um ganhador do Derby do Kentucky (Real Quiet). Curiosamente, seu pai é líder de estatísticas no Canadá e seu avô materno líder de estatísticas no Uruguai atualmente! A linda alazã, crioula da Adena Springs, é da mesma linha baixa de colossos internacionais como Street Cry (USA/Dubai), Shamardal (França) e Neo Universe (Japão), num pedigree efetivamente para poucos…
O leilão será realizado no dia 17 de Abril, próxima quarta, à partir das 19 horas, com transmissão pela TV Turfe/TV Jockey/NET/Parabólicas e Internet (www.turfeproducoes.com.br).
ÉGUAS DE CATEGORIA NO LEILÃO DA TBS
Entre os 80 lotes que estarão sendo leiloados no próximo dia 17, na Liquidação Total da TBS e convidados, algumas reprodutoras merecem um destaque especial, pois são éguas corredoras ou produtoras clássicas, ou por serem oriundas de famílias maternas de classe mundial.
Abaixo focalizamos algumas destas matrizes:
* South America. Clássica em Cidade Jardim, filha de Stuka em mãe clássica Southern Halo, da mesma linha baixa de campeões como Gouache, Guernika, Angriff, Zuncho e o novel e promissor reprodutor Public Speaker. Traz prenhez de Cape Town.
* Ursada. Uma Urban Habitat em mãe de G2, ela própria colocada clássica. Prenhe do notável campeão da Breeders´ Cup e já aprovado nos USA, Silver Train.
* Abre la Raya. Poli-clássica, inclusive de Grupo, e mãe de Maemy (G2 exportada aos USA) e Olympic Pantanal (G1 internacional). Prenhe de Halcon Kid.
* Hot Emotions. Uma Clackson mãe do clássico de Grupo Puts Grilo. Prenhe do consagrado Arambaré.
* Echoes of Honor. Importada no ventre, mãe dos clássicos Portobelo e Es Simpático. Da linha do grande Ack Ack. Prenhe do “Champion sprinter” internacional Benny the Bull.
* Day for Night. Uma das últimas Effervescing (neta de Baronius). Mãe do Grupo 1 Danish Lover, prenhe de Ivoire (Know Heights).
* Alegria del Malo. Filha de Mensageiro Alado em égua Jarraar. Mãe do clássico exportado Feito Aço. Prenhe de Nedawi.
* Quissa Oggi. Midnight Tiger em mãe Rio Bravo,mãe e avó de clássicos de Grupo, prenhe de Arambare (garanhão de surpreendente aproveitamento clássico, no Brasil e no Uruguai).
* Red Chris. Uma Ghadeer produtora de ganhadora de Grupo 1. A melhor linha baixa Mondesir (Skyle). Precisa mais? Prenhez do consagradíssimo Inexplicable, ou seja: gerará um ¾ irmão de Jeca!
* Dóris Dancer. Jet Seller clássica em Cidade Jardim (onde bateu Quartier Noir,Hora Legal, etc).Prenhe de um campeão da Breeders´ Cup como Silver Train, lote de luxo para velocidade.
* Estrela do Agreste. Mãe do clássico de Grupo Contender (Nergy Boy), agora prenhe do sensacional Tiger Heart, para parir em 02 de Agosto.
* Dearest Nativity. Égua clássica na Gávea (na estréia ganhou por 7 corpos). Prenhe de Avanzado, clássico em pencas e prados em sua 1ª geração.
* Day Black. Égua clássica na Gávea, irmã do clássico Brave Rider. Prenhe para agosto do clássico americano Union Avenue (Gone West), garanhão que desperta ótima expectativa.
* Entice. Uma das raríssimas Music Prospector ganhadora clássica no mercado. Égua de 510 Kg em corrida, prenhe do consagradissimo Inexplicable.
* Next to Perfection. Outra raridade: filha do grande Royal Academy em mãe Wild Again (pai entre nós de Wild Event e de Christine´s Outlaw), semi-clássica e mãe “black-type” na Gávea. Prenhe do velocista de maior soma ganha que já entrou na América do Sul, o sensacional Benny the Bull.
* Dunaway. Égua clássica de Grupo 1, que chegou a derrotar Colina Verde. Filha de Belo Colony e prenhe de Amigoni, logo traz no ventre um produto ¾ irmão da Oakswinner Alta Vista.
* Japan Queen. Única Ghadeer campeã do GP Turfe Paranaense (na final ganhando por 6 corpos!). Prenhez de Benny the Bull (rei da velocidade nos USA e Dubai) é lote-show para quem procura velocidade.
O leilão será realizado no dia 17 de Abril, próxima quarta, à partir das 19 horas, com transmissão pela TV Turfe/TV Jockey/NET/Parabólicas e Internet (www.turfeproducoes.com.br).
———————-
FATOS QUE FALAM DA IMPORTANCIA DOS 4 GARANHÕES DA ADENA SPRINGS QUE SERÃO OFERECIDOS EM LEILAO DA TBS
1. Primeiramente, acredito que deva ser destacado o fato de ser esta a primeira participação da Adena Springs no mercado sul-americano. Especificamente para nós, é uma honra que um leilão da TBS tenha sido escolhido para esta importante “estréia”.
2. A presença da Adena Springs neste leilão ganha destaque, pois se trata do maior e mais laureado criador dos Estados Unidos e do Canadá. Nestes países, a Adena Springs venceu praticamente todas as estatísticas neste século. Um criatório que já revelou “monstros” como Awesome Again, El Prado, Ghostzapper, Touch Gold e tantos outros, e que é campeão entre os criadores americanos quase todo ano é um nome a ser muito respeitado.
3. Também me parece fundamental que os 4 prospectos de garanhões que estarão sendo vendidos não são experimentados, ou seja: nenhum deles tem produto corrido até o momento. Não se está falando de animais que já foram testados e que são descarte. Creio que esta informação seja muito interessante.
4. Para além da qualidade de físico excepcional e pedigree de classe mundial que todos os 4 animais possuem, devemos frisar que foram todos muito bons corredores: ou ganhadores clássicos, ou ganhadores/colocados em provas de Grupo nos Estados Unidos.
5. Outro fato curioso é o “retrospecto” dos garanhões de Adena Springs entre nós: Silent Name (que quando veio ao Brasil também não possuía produto corrido lá fora, estando exatamente no mesmo patamar que estes 4 garanhões) e Macho Uno. Silent Name está se revelando um colosso, pois com sua única geração brasileira é capaz de proezas inéditas: pai dos líderes invictos da geração (machos e fêmeas) em São Paulo, líder absoluto das estatísticas, e pai até mesmo de campeão da Penca de Carazinho! Quando sabemos que Silent Name é um típico milheiro, preferencialmente gramático, e que atingiu seu auge aos 3 e 4 anos, imagine-se o que vem por aí… Já Macho Uno ficou entre os 10 melhores garanhões do Kentucky no ano passado, à frente de Elusive Quality, Medaglia D’Oro, Bernardini, Grand Slam, Street Cry, Candy Ride… e isso depois que seu filho perdeu a Breeders´ Cup Classic por cabeça! Portanto o “retrospecto” dos garanhões de Adena aqui é simplesmente um luxo.
6. Outro ponto a ser observado é a possibilidade – igualmente inédita – que a Adena Springs está oferecendo aos compradores, e que é o “buy-back”. Trata-se de uma garantia de recompra de todos os 4 garanhões, após 6 anos, caso o comprador não fique satisfeito. Eles pagarão valores que chegam a US$ 20,000 por cada cavalo, e os levarão de volta para os USA, às expensas deles. E esta decisão será unilateral, cabendo ao comprador brasileiro. Que outro criador ofereceria isso ao mercado?
7. Em resumo, penso que os brasileiros devam ficar atentos a estes garanhões, pois não estamos falando de um vendedor que é uma fazenda qualquer, nem um bom criador, nem um grande haras, mas sim do maior e mais vitorioso criatório das Américas!
Fonte: TBS