Corrido na expectativa por seu piloto, Arquimedes confirmou a sua evolução e atropelou forte para vencer, com firmeza, a Prova Especial Felicio. Disputada em 1.500 metros, pista de areia, a carreira, a principal da jornada desta sexta-feira, 12 de abril, marcou o início das dez provas do calendário clássico que compõem o sensacional Meeting do Derby.
Campo bastante esvaziado, uma vez que Energia Descartes e Valet Park não correram. Com isso, apenas quatro competidores, alinharam rápido para uma excelente largada. O voluntarioso Flemington (Rubens Grahl) tomou de golpe a dianteira, seguido pelo favorito do público apostador Tokay (Stud Yatasto). Arquimedes (Stud Araré) e Desenvolto (Stud Marisa Star) vinham depois. Imprimindo ritmo forte, Flemington entrou na grande curva com dois, três corpos sobre Tokay. Arquimedes e Desenvolto corriam afastados dos dois primeiros. Com Vagner Borges olhando para trás, Tokay aproximou-se do ponteiro Flemington antes da entrada da reta final.
Na hora da verdade, Tokay partiu para cima de Flemington, mas não passou. Na energia de Dalto Duarte, Flemington resistiu ao ataque do poderoso rival, chegou a desvencilhar-se e dar fila de que poderia ir até o disco na frente. Entretanto, corrido com calma por Jean Pierre, embalado, pelo meio de pista, Arquimedes surgiu com excelente ação, ultrapassou Tokay e, sem luta, dominou Flemington também, para conquistar firme êxito. Flemington ficou com a segunda posição. Em atuação apagada, Tokay chegou somente à frente de Desenvolto, que fechou a raia.
Trazido do CT Dedo de Deus no último furo pelo craque Júlio Cezar Sampaio, Arquimedes é um 3 anos, filho de Public Purse e Catsue, por Jules, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Araré. Em sua quarta vitória, a segunda do calendário clássico, e em menos de um mês (ganhou a P.E. Kurrupako em 22/03), Arquimedes assinalou 1min32s84.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins