Aconteceu – GP Salgado Filho (G3) » Jockey Club Brasileiro - Turfe

Aconteceu – GP Salgado Filho (G3)

Múltiplo G1 winner – GP Jockey Club Brasileiro e Copa ABCPCC Clássica – Matias Machline -, Jackson Pollock esbanjou valentia para resistir aos rivais, categoria para vencer de ponta a ponta e versatilidade ao colocar uma vitória nobre em seu turf-record na pista de areia, na versão 2023 do tradicional Grande Prêmio Salgado Filho (G3). A carreira, uma justa celebração do JCB a uma das figuras mais importantes de sua história, foi a atração central da reunião do domingo, 22 de outubro de 2023, no Hipódromo da Gávea e realizada em 1.600 metros, areia macia.

Na hora decisiva, Jeromel partiu para cima de Jackson Pollock, mas o castanho criado por Afonso Burlamaqui resistia bravamente. L’Ente Supremo progredia francamente, passava por Jeromel e vinha dar caça ao ponteiro, trazendo boa ação. Entretanto, Jackson Pollock é animal de coração enorme, recuperou-se de longo tempo fora das pistas e voltou a mostrar seu melhor padrão. No rigor de Henderson Fernandes, Jackson Pollock aparou o ataque de L’Ente Supremo, chegando ao espelho com um corpo de vantagem sobre o alazão L’Ente Supremo, que formou a dupla em bela performance. Jeromel esmoreceu e terminou no terceiro posto, enquanto Quasiment fechou a raia. 

Preparado no CT Verde e Preto pelo espetacular Luiz Esteves, Jackson Pollock é um filho de Kodiak Kowboy e Notting Tomorrow, por Aragorn, criado pelo Haras Santa Rita da Serra e defensor do Stud Verde. Jackson Pollock cobriu a distância em 1min38s94.

Curiosidades

Dark Bobby (Stud Stabile Quintella) é o único tricampeão da carreira. O castanho a venceu em 2019, 2020 e 2021.

Responsável pela direção de Dark Bobby em seus três  triunfos, Carlos Lavor é o maior ganhador do páreo, tendo levantado mais três edições do Salgado Filho: Malmedy (Haras Doce Vale – 1995); Minion (Stud Quintella – 2007); e Arquimedes (Stud Araré – 2013).

Jorge Ricardo venceu a prova em três oportunidades: 1989 – Delvecchio (Haras Santa Ana do Rio Grande); 1992 – Rifage (Haras Aragano); e 2005 – Golden Mountain (Stud Alvarenga).

Disputada até 1993 no gramado, o Salgado Filho em sua primeira edição na areia, no ano de 1994, teve como vencedor Malmedy (Haras Doce Vale), com preparo de Adail Oliveira e direção de José Ferreira dos Reis.

Tetracampeão da carreira de forma consecutiva (Dark Bobby – 2019, 2020 e 2021) e John Bull (2022), Adelcio Menegolo é o principal vencedor da competição.

Veja alguns dos vencedores do GP Salgado Filho (G3)

2022 – John Bull – V.Gil/ Ad.Menegolo – Haras Sweet Carol

2021 – Dark Bobby – C.Lavor/ Ad.Menegolo – Stud Stabile Quintella

2020 – Dark Bobby – C.Lavor/ Ad.Menegolo – Stud Stabile Quintella

2019 – Dark Bobby – C.Lavor/ Ad.Menegolo – Stud Stabile Quintella

2018 – Bold Retriever – M.Almeida/ E.Ricardo – Stud Santa Tereza

2017 – Special Envoy – V.Borges/ P.B.Lima -Stud Allstar Brasil

2016 – Jon Snow – W.S.Cardoso/ V.Nahid – Stud Red Rafa

2015 – Carrocel Encantado – H.Fernandes/ J.C.Sampaio – Stud Alvarenga

por Fernando Lopes – foto: Gerson MartinsSylvio Rondinelli

Gostou da notícia? Compartilhe!

Pular para o conteúdo