Neste final de semana no Hipódromo da Gávea terá início a disputa da Copa de 2 anos. No sábado, dia 30 de março, as potrancas medem forças nos 1.400 metros, grama, do Grande Prêmio Luiz Fernando Cirne Lima (G3). No domingo de Páscoa, 31 de março, é a vez dos potros enfrentarem-se, também nos 1.400 metros, pista de grama, do Grande Prêmio Mario de Azevedo Ribeiro (G3).
Cinco potrancas estão anotadas na 1ª carreira de Grupo para os produtos da Geração 2010 no Hipódromo da Gávea, o GP Luiz Fernando Cirne Lima (G3), são elas: Energia Fox (Haras Estrela Energia); Brilhantíssima (Stud Santa Maria); Beauty Harlan (Haras Anderson); Amazing Speed (Stud TNT); e Billy Girl (foto) (Haras Santa Maria de Araras).
Sete potros irão atuar na 1ª Etapa da Copa de 2 anos para os potros, o GP Mário de Azevedo Ribeiro (G3): Hoje de Manhã (Stud São Francisco da Serra); North Sail (Stud Alvarenga); Set Lua (Carlos Antônio Platzeck); Mr.Hat (Haras Estrela Energia); Baccelo (Stud B.L.); Andromeda Lover (Stud TNT); e Bal A Bali (veja ao lado o filme de sua última vitória) (Stud Alvarenga).
A Copa de 2 anos é disputada em cinco provas – duas para os potros, duas para as potrancas e o Criterium dos 2 anos, reunindo ambos os sexos. Veja abaixo as Etapas restantes:
Potrancas
25/05 – Grande Prêmio Francisco Vilella de Paula Machado (G2) – 1.500 metros, grama
Potros
26/05 – Grande Prêmio Conde de Herzberg (G2) – 1.500 metros, grama
Potros e potrancas
16/06 – Grande Prêmio Jockey Club Brasileiro (G1) – Criterium dos 2 anos – 1.600 metros, grama
A Copa de 2 anos está em sua 4ª edição, nos anos anteriores os vencedores foram:
2010 – Desejada Duda (Gilded Time e Duda Desejada, por Punk), de criação e propriedade do Stud Alvarenga, a única até o momento a vencer as duas provas contra as fêmeas e bater os machos no Grande Criterium.
2011 – Joe Diesel (foto ao lado) (Christine’s Outlaw e Darter, por Afleet), criado pelo Haras Campestre e de propriedade do Stud Globo.
2012 – Energia Elegante (foto de capa) (Agnes Gold e Key Largo, por Choctaw Ridge), do Haras Estrela Energia.
por Fernando Lopes – fotos: Gerson Martins