No final de semana de Páscoa no país, em que tradicionalmente não são realizadas corridas na Sexta-Feira da Paixão, disputar-se-ão 41 páreos no Hipódromo da Gávea. Serão 11, tanto no sábado (30/03) quanto no domingo (31/03), 10 na segunda-feira (1º de abril) e nove na terça-feira (02/04).
Mesmo suspenso no sábado, o líder Dalto Duarte (foto) (174) atravessando grande fase técnica, física e mental, totalmente focado em ganhar corridas, atuará em 24 carreiras, o mesmo número do terceiro colocado, que vem de sirene ligada em busca do segundo posto, o atual campeão entre os jóqueis, o gaúcho Vagner Borges (103). Segundo colocado, Henderson Fernandes (110) montará em 19 provas. Os experientes Carlos Lavor (102) e Marcello Cardoso (91) pilotarão 12 e 13 animais, cada um.
Valdinei Gil (82) que voltou em grande forma da suspensão, já venceu 10 carreiras em duas semanas, terá 20 oportunidades nas quatro reuniões no prado carioca. Fausto Henrique (73) somente montará menos que Dalto e Borges, atuando em 21 carreiras. Anderson Paiva (65), voltando à boa fase, assumiu 18 compromissos. Fechando a lista dos dez primeiros, Jefferson Teles da Silva (62) estará presente em 17 provas e Rodrigo Salgado (61) em doze.
Destaque ainda para as 17 vezes que o internacional Tiago Josué Pereira estará nas pistas. Bruno Reis (foto), que agora conta com os bons serviços de Graziele Loezer no agenciamento de suas montarias, atua em 15 provas. Alexandre Correia monta 10 animais, e Elizandro Costa, contando com o trabalho do agente Rodrigo Lopes, oito. Entre os alunos da Escola de Profissionais do Turfe, além dos já citados, Fausto, Jefferson e Paiva, estarão em ação: Raphael Freire (9), Juan Gomes (7), Erick Oliveira (7) e Gutemberg Araújo (5).
por Fernando Lopes – fotos: João Cotta & Gerson Martins