Na festa de Palermo hoje, há pouco foram corridos os 2.000m do Gran Premio Republica Argentina (G1), para produtos de três anos e mais idade, a grande atração da tarde.
Em final emocionante, pouco mais de um corpo separou o primeiro do quinto colocado. A vitória (foto), por uma diferença de cabeça, pertenceu ao quatro anos Expressive Halo (Halo Sunshine e Embrace Moi, por Ride The Rails), com Gustavo Calvente up (campeão do GP Carlos Pellegrini, g1, em 2011, e do GP Nacional, G1, em 2010), superando o pilotado de Jorge Ricardo (que havia vencido pouco antes o Gran Premio Jorge de Atucha, G1, 1.500m, para potrancas de dois anos, o Criterium, com Smashing Glory, uma Honour and Glory e Smashing Cat, por Tale of the Cat, segundo, em San isidro no GP Eliseo Ramirez, G1, da Coudelaria Rubio B e preparo de Juan J. Etchechoury, no tempo de 1:30:02), o três anos Manuscrito (Equal Stripes e Malindrana, por Payant) . A focinho deste, o terceiro foi o quatro anos Al Qasr (Aptitude e MajescticDyna former, que morreu, domingo, dia 29 de abril), americano de nascimento mas com campanha no Peru (primeiro no Clasico Independencia, G3), com o cinco anos Ibeman (Iberal e Tired Girl, por , Lazy Boy), vencedor do Clasico Comparacion, G2, em 2011, a pescoço em quarto, com 3/4 de corpo sobre o quinto, o três anos Rabid In The Rye (Catcher in the Rye e Hidden Rabid, por Hidden Prize), ganhador este ano do Gran Premio de Honor (G1). O tempo foi de 2:01:72.
Assim, Expressive Halo, fazendo o doublé Pellegrini-Republica Argentina, repetiu o feito do invicto Fain (Dancing Moos e Fallow’s Sister, por Worden), criação do Haras Argentino e propriedade do Haras Santa Maria de Araras, em 1986, e de Larabee (Babor e La Endiablada, por Right of Way), criação do Haras La Quebrada e propriedade da Caballeriza Faruk, em 1987, quando o Republica Argentina era em 2.500m.
Além do citado Jorge de Atucha, também foi corrido o Criterium de Potros de lá, os 1.500m do Gran Premio Montevideo (G1), vencidos por Pataques (Catch In The Rye e Princesa Americana, por Stravinsky), com Altair Domingos up, do Stud La Frontera e preparado por Juan C. Etchechoury. O tempo foi de 1:31:40.
Finalmente, as éguas de três anos e mais idade correram os 2.000m do tradicional Gran Premio Criadores (G1). Vitória das cores do Haras Santa Maria de Araras, através da três anos Malibu Queen (Bernstein e Malinche, por Lode), recente ganhadora do Clasico Arturo Bullrich (G2), com Juan Noriega up, deixando a dois corpos a cinco anos peruana Almudena (Silver Planet e Fire Legend, por Engrillado), campeã do Clasico Polla de Potrancas (G1), em 2010, montada por Altair Domingos, na formação da dupla. O tempo foi de 2:02:43. Os velocistas tiveram o quilômetro do Gran Premio Ciudad de Buenos Aires (G1), com a vitória, no tempo de 54:16, de Charles King (Alpha Plus e Jane Queen, por Perfect Parade), do Stud La Reina e conduzido por Pablo Falero, ganhador, no ano passado, do Gran Premio Maipu (G1). O brasileiro Armas e Flores (Gilded Time e Cores do Céu, por Choctaw Ridge), do Stud Farda Vencedora, foi o quinto. Já os flyers correram o Gran Premio de las Americas (G1), na milha, com o triunfo de Panegirico (Russian Blue e Panacea, po Luhuk), com Gustavo Calvente up. O tempo foi de 1:34:09.
Da Gerência de Turfe
DEIXE O SEU COMENTÁRIO