Com um cálculo de corrida perfeito de seu jóquei e muitíssimo bem apresentado por seu treinador, Arquimedes atropelou firme para alcançar o grande favorito Tiff na Prova Especial Kurrupako. A atração maior da noturna desta sexta-feira, 22 de março, no Hipódromo da Gávea homenageou o cavalo de criação e propriedade do Haras Ipiranga, que correu apenas três vezes para obter duas vitórias e um segundo antes de acidentar-se nos treinos para o GP Derby Paulista, no ano de 1965, e ser enviado posteriormente para a reprodução, onde brilhou como pai e avô materno, foi realizada em 1.400 metros, pista de areia macia.
Na partida, Arquimedes pulou com pequeno atraso, mas logo juntou-se ao lote. Ligeiro, o preferido do público apostador, Tiff, pulou na frente. Don Miloca, Jeux, Joe Diesel, Angico Preto, Olympic Love, Garoto Travesso e Arquimedes vinham depois. Sempre perseguido de perto, sem folga, por Don Miloca e Jeux, Tiff mostrava o caminho aos adversários, coladinho à cerca interna. Arquimedes melhorava aberto e na grande curva já era o sexto, bem aberto.
Ao entrarem pela reta final, Tiff seguia na dianteira. Jeux cansou, Don Miloca tentou aproximar-se do defensor da Coudelaria Barcelona, sem sucesso, pois este desvencilhou-se bem dos adversários e deu fila de vitória e das mais fáceis. Todavia, embalado, pelo meio de raia, Arquimedes passou um a um dos concorrentes e ajustado por Carlos Lavor, alcançou Tiff nos últimos pulos para obter lindo triunfo. Tiff, em grande forma, finalizou em segundo. Don Miloca, Joe Diesel e Garoto Travesso completaram o marcador.
Trazido do CT Dedo de Deus em excelente forma por Julio Cezar Sampaio, Arquimedes é um 3 anos, filho de Public Purse e Catsue, por Jules, de criação do Haras Santa Maria de Araras e propriedade do Stud Araré. Na sua terceira vitória, em dez saídas, a primeira do calendário clássico, Arquimedes parou os cronômetros em 1min26s98.
por Fernando Lopes – foto: Gerson Martins