Favorita do público apostador e atuando medicada com Lasix pela 1ª vez, a castanha Very Rafaela não encontrou dificuldades para vencer a Prova Especial Canzone.
A carreira, atração central da jornada desta segunda-feira, 18 de março, em Cidade Jardim, homenageou a craque Canzone, que nas pistas defendeu o Stud Capitão, de Luiz Edmundo Cardoso Barbosa. Criada pelo Haras São José & Expedictus, Canzone (Westheimer e Jardy, por Karabas) ganhou, entre outras carreiras, o Grande Prêmio Henrique Possolo (G1) e o Grande Prêmio São Paulo (G1), ambos em 2001. Na capital paulista, Canzone, égua de temperamento nervoso, derrubou Alex Mota no alinhamento e Ilson Correa foi chamado às pressas nas arquibancadas para montá-la e numa atropelada pelo externo da pista conquistar a carreira maior do turfe paulistano.
Partida excelente para as sete competidoras. Pela linha um, Naguilé saiu veloz. Very Rafaela saiu no encalço da égua do Haras Uberlândia. Dinâmica do Park, Red Polka Dots, Xastrid Halo, Gota D’Água e Vigília vinham depois. Acompanhando fácil o ritmo da ponteira, Very Rafaela esperava a reta para decidir a questão. Red Polka Dots e Dinâmica do Park melhoravam também.
Na hora da verdade, Naguilé resistiu pouco tempo ao tropel da preferida dos turfistas, pois ajustada e exigida por José Aparecido, Very Rafaela dominou a situação, abriu vantagem para o disco e conquistou firme êxito. Vígilia, do Stud Araré, atropelou pelo meio de pista para formar a dupla. Dinâmica do Park, Gota D’Água e Red Polka Dots completaram o placar.
Preparada em Campinas pelo competente e internacional Paulo Henrique Lobo, Very Rafaela é uma 3 anos, filha de Giant’s Causeway e Neuilly, por Royal Academy, de criação e propriedade do Stud TNT. Na sua terceira vitória, a segunda do calendário clássico, num total de dez saídas, Very Rafaela parou os cronômetros para os 1.200 metros, pista de areia pesada, em ótimos 1min09s519, ficando a 820 milésimos do recorde de Old Gipsy, que data de 16 de janeiro de 2005.
por Fernando Lopes – foto: Photochart JCSP