No sábado, dia 16 de fevereiro, o Jockey Club Brasileiro através de uma Prova Especial, em 2.000 metros, na pista de grama, homenageia mais uma um dos animais de campanha mais consistente que passou em suas pistas, Falcon Jet (foto). Neste ano serão 16 os inscritos: Olympic Quest (Haras Regina); Cisne Branco (Haras Santa Maria de Araras); Ibrahimovic (Beverly Hills Stud); Award Winner (Haras Santa Maria de Araras); Amiche (Stud Santa Tereza); Tailezin (Carlos dos Santos); Arqueiro (Stud Capitão); Asciutto (Haras Anderson); Tsonga (Stud TNT); Let Me Free (Stud Escorial); Keynes (Haras São José da Serra); Broken Bell (Stud Summerhill); Jardin D’Enfants (Haras Doce Vale); Volver A Ganar (Haras Regina); e Mojito (Stud Acqua Azul).
De criação e propriedade do Haras Santa Ana do Rio Grande, Falcon Jet nasceu em 16 de julho de 1986 nos campos da família Fragoso Pires. Treinado no Vale do Cuiabá pelo talentoso e saudoso João Luis Maciel, Falcon Jet nasceu do cruzamento de Ghadeer e Victress, sendo um neto materno de Hornbeam. Era irmão materno da clássica Byzantine (Sabinus) e próprio de Gemini One, com colocação em prova de G1. Levado para a reprodução no haras onde nasceu e foi criado, tornou-se classic sire (cfr. Buquê de Noiva, Fleur Jet, Post Card, Prince Ali etc…).
Com 22 saídas em seu cartel, entre Gávea e Cidade Jardim, Falcon Jet atuou em todas as oportunidades na esfera clássica, conquistando 14 vitórias e oito colocações. Desde sua vitoriosa estreia no Clássico Atualpa Soares (L.), em 14/01/1989 até o coroamento final com a vitória no GP Brasil (G1) em 02/08/1992 (ver vídeo à esquerda), após mais um duelo eletrizante contra seu grande rival, o loirinho Flying Finn.
Falcon Jet conquistou seis provas de G1, o GP ABCPCC (25/06/89), o GP Linneo de Paula Machado (08/10/89), o GP Estado do Rio de Janeiro (04/03/90), a Copa ANPC Clássica (28/10/90), o GP Asociacion Latinoamericana de Jockeys Clubs, em Cidade Jardim, (10/03/91), além do já citado GP Brasil de 92.
O alazão também venceu os GGPPs Nestor Jost (G2), Costa Ferraz (G3), Conde de Herzberg (G2), Doutor Frontin (G2) e o Presidente Arthur da Costa e Silva )G3), este um preparatório para o Asociacion Latinoamericana de Jockeys Clubs, e o Dezesseis de Julho (G2), entre os anos de 89 e 92. Falcon Jet finalizou em segundo (90, para Flying Finn) e em quarto (91, para Villach King), no GP Brasil e formou a dupla em duas oportunidades no GP São Paulo, nos anos de 91 e 92, para Thignon Lafre e Urban Hero. Teve ainda um segundo para o quádruplo coroado paulista Cacique Negro (Kuryakin e Exótica, por Quipardo), no GP Derby Paulista (G1). Falcon Jet foi eleito o cavalo do ano na Temporada 1991/1992 e após, na reprodução, ganhou a estatística de reprodutores em 1999/2000.
por Fernando Lopes com Assessoria da Gerência de Turfe – foto: Internet