Ostentando excelente forma e confirmando ser um arenático de primeira, Mapa Mundi mostrou valentia para superar Capitão Barbosa e fazer jus ao enorme favoritismo no Grande Prêmio Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (G3). A carreira, atração central da reunião deste domingo, 24 de janeiro, no Hipódromo da Gávea, foi realizada em 1.900 metros, areia macia.
Campo reduzido, com cinco competidores, e largada excelente para todos. Fazendo valer a baliza um, Capitão Barbosa assumiu a dianteira, com Ultra Bom, Mapa Mundi, Berlin Light e Principe Daniel na sequência. Num train amarrado, Capitão Barbosa mostrava o caminho, seguido de perto por Ultra Bom e Mapa Mundi. Berlin Light e Principe Daniel também não corriam afastados.
Na hora da verdade, Mapa Mundi era o terceiro, por dentro, sem caminho entre Ultra Bom e o ponteiro Capitão Barbosa. Leandro Henrique então “levantou” seu conduzido e colocou-o pela linha, cinco, seis, com caminho livre. Ultra Bom, Principe Daniel e Berlin Light não mostravam forças para brigar pelo triunfo. Com seu piloto passando o chicote para a canhota, Mapa Mundi embalou e deu pinta de passaria de viagem pelo ponteiro. Ledo engano. Capitão Barbosa resistiu bravamente. Porém, Mapa Mundi está em ótima forma e acabou por suplantar o poderoso rival após reta brigada. Capitão Barbosa formou a dupla, com Ultra Bom, Principe Daniel e Berlin Light finalizando a seguir.
Mantido em forma soberba pelo consagrado Dulcino Guignoni, Mapa Mundi é um 4 anos, filho de Cape Town e Renânia, por Redattore, criado pelo Haras Figueira do Lago e defensor do Stud Xeque Mate, do veterinário Christian Schlegel, que beijou seu castanho na foto da vitória, em belíssima e e merecida prova de amor ao cavalo. Na sua quinta vitória, a primeira na esfera nobre, Mapa Mundi completou a distância em 1min59s83.
No winners circle, com a entrega de prêmios feita pelo presidente do Jockey Club Brasileiro, Raul Lima Neto, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, esteve representado pelo vice-prefeito, Nilton Caldeira.
VEJA A GALERIA DE IMAGENS DO GRANDE PRÊMIO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (G3)
por Fernando Lopes – fotos: Sylvio Rondinelli