Com Christophe Soumillon em seu dorso, o brasileiro Jardim (Ski Champ e Copacabana Beach, por Midnight Tiger), criação do Stud Raça e treinamento de Mike de Kock, depois de dois fracaassos completos, correu bem melhor hoje no segundo páreo de Meydan (FOTO), o GN Focus, um handicap em 2.000m. Ele foi o quarto colocado a pouco mais de três corpos do vencedor, Ottoman Empire (Pivotal e Chestnut Bird, por Storm Bird, dirigido por Harry Bentley e preparo de David Simcock. O tempo foi de 2:04:30.
Já, no páreo seguinte, os 1.400m do Meydan Classic Trial, em 1.400m, o nosso Energia El Gigante, do Haras Estrela Energia, cuidado por Fabrício Borges e conduzido por Gary Carroll, voltou a fracssar, entrando em oitavo, afastado, entre dezesseis. Ele é filho de Point Given e Lira da Guanabara, por Pitu da Guanabara. O páreo foi levantado por Elleval (Kodiac e Penny Rouge, por Pennekamp), preparo de David Marnane e levado por Fergal Lynch. O tempo foi de 1:24:65.
Já a milha das UAE 1000 Guineas (L.), em 1.600m, para potrancas de três anos, ficou com Lovely Pass (Raven’s Pass e Macadamia, por Classic Cliche), terceira, no ano passado, nos 1.400m do Chesham Stakes (L.), em Ascot, com Ahmed Ajtebi no dorso, treinamento de Mahmood Al Zarooni, criação do Stowell Park Stud e defensora das cores da Godolphin. Alás, estas cores ocuparam as três primeiras posições pois, a seguir, chegaram as suas defensoras Shurug (Elusive Quality e Miss Lucifer, por Noverre), de criação da própria Darley, com o brasileiro Silvestre de Souza up e cuidada por Saeed Bin Suroor, que vinha de segundo no UAE 1000 Guineas Trial, em 1.400m, e Music Chart (ganhadora deste trial), uma Exchange Rate e Conchita, por Cozzene, cujo criador é a Bedford Bloodstock Ltd. com Mickael Barzalona up e preparo de Mahmood Al Zarooni. O tempo foi de 1.38:99.
Finalmente, na principal prova do dia, os 1.900m do Al Amaktoum Challenge R2 Sponsored by Tabloid (G2), as cores brilharam através do pilotado pelo brasileiro Silvestre de Souza, Hunter’s Light (Dubawi e Pormanteau, por Barathea), criação da Darley, ganhador do Premio Roma (G1), igualmememte com o nosso jóquei up, e segundo no Prix Dollar (G2), dominado de forma esmagadora pelo esplêndido Cirrus des Aigles (Even Top e Taille de Guêpe, por Septième Ciel). Neste páreo, também defendendo as mesmas cores e o mesmo campo de criação, o americano Alpha (Bernardini e Munnaya, por Nijinsky), com William Buick up, campeão no ano passado do Travers Stakes (G1), empatado com Golden Ticket (Speightstown e Business Plan, por Deputy Minister), fracassou completamente fechando a raia. O tempo foi de 1:58:19.
Da Gerência de Turfe