Faleceu na manhã desta sexta-feira, 23 de outubro, no Rio de Janeiro, José Carlos Fragoso Pires, ex-presidente do Jockey Club Brasileiro e fundador do Haras Santa Ana do Rio Grande.
O turfe perdeu hoje uma de suas figuras mais expoentes e um dos grandes responsáveis por uma era de ouro da atividade no país.
Fundador do Haras Santa Ana do Rio Grande, um dos maiores e melhores campos criatórios do turfe brasileiro, Fragoso Pires entendia e respeitava como poucos a mecânica da indústria turfística e sempre repetia em seus discursos a importância das pessoas que faziam “a grande roda girar”.
Presidente do Jockey Club Brasileiro entre os anos de 1992 e 2000, José Carlos Fragoso Pires colocou seu amor ao Esporte dos Reis em prol de um turfe melhor e mais forte, fazendo do Jockey Club Brasileiro o maior palco de corridas do país.
Reforma das pistas, do hipódromo, aumento significativo dos prêmios e profissionalização das atividades fizeram o JCB decolar. Um dos pontos altos de sua administração se deu em 1995, com o GP Brasil de um milhão de reais.
A prova foi a última a atrair competidores internacionais, contando com cavalos oriundos da França, EUA, Argentina e Chile. Um sweepstake garantiu a bolsa milionária e o argentino El Sembrador, com Guillermo Senna, bateu Talloires e Much Better por pequena diferença, diante de um hipódromo superlotado.
Além de empregar grandes nomes do turfe brasileiro como Jorge Ricardo, Juvenal Machado da Silva, Alcides Morales, Adail Oliveira, José Roberto Taranto e tantos outros, dos campos do Haras Santa Ana do Rio Grande, ganhador de inúmeras estatísticas como criador e proprietário, saíram alguns dos maiores e melhores animais a passarem por nossas pistas, como:
Falcon Jet; Mensageiro Alado; Anilité; Bowling; Carteziano; Riboletta; Redattore; Super Power, além de garanhões como Roi Normand; Waldmeister e St.Chad.
O turfe amanheceu de luto e o céu está em festa com a chegada de uma estrela de primeira grandeza.
Em nome da diretoria do Jockey Club Brasileiro, manifestamos nossos sentimentos e condolências aos familiares.
Maiores informações a seguir.
da Redação