A Comissão de Corridas do Jockey Club Brasileiro realizou nesta sexta-feira, 25 de janeiro, uma palestra na Escola de Profissionais do Turfe, apresentando e explicando através de diversos filmes e fotos ilustrativas, o Código Nacional de Corridas. Em anos anteriores a iniciativa já havia sido realizada e nesta sexta-feira chegou a vez dos atuais alunos aprenderem mais sobre as regras do turfe nacional.
Foi apresentado aos jovens a organização funcional da Comissão de Corridas em um dia de reunião no Hipódromo da Gávea, com sua formação, que é sempre de três comissários, sendo dois deles Comissários Diretores e um Comissário Remunerado. Mostrou-se também o olhar global que a CC do JCB tem sobre a reunião, com câmeras espalhadas pela área de encilhamento, pesagem, anti-doping, photochart e nas pistas.
Mostrou-se a importância do controle de peso e lembrado aos alunos que eles devem utilizar sempre os serviços das nutricionistas que estão à disposição na Escolinha. Os aprendizes conheceram os principais artigos que regem uma corrida limpa e sem prejuízos. Viram exemplos de delitos de pista (partida e percurso) e desclassificações (por prejuízos e falta de peso), além das suas devidas punições. Ressaltou-se a importância de sempre informar o que aconteceu durante a corrida, com a ida ao Livro de Ocorrências, pois a omissão de ocorrência também acarreta em multa e até em suspensão.
A palestra, que foi realizada pelo Comissário Fabio Macedo e contou com a participação do Diretor Secretário, Dr. Gustavo Henrique Tremonti de Freitas, teve o intuito de estimular o bom profissionalismo aos futuros jóqueis e joquetas, a importância de uma boa conduta, do aprendizado de uma língua estrangeira (foram mostradas diversas imagens de pilotos brasileiros de sucesso no exterior como Jorge Ricardo, Altair Domingos, João Moreira, Silvestre de Sousa, entre outros) e a importância da dedicação total para alcançar o sucesso no competitivo e difícil universo do turfe.
da Redação