Representantes do PMU – Paris Mutuel Urbain, o gigante francês de apostas em corridas de cavalo, estão vindo ao Brasil, em fevereiro, a convite do Jockey Club Brasileiro, para apresentar a companha e debater, com o Conselho de Administração do clube, os variados aspectos da moderna indústria do cavalo de corridas, entre os quais o da necessidade de crescimento do movimento geral de apostas (MGA).
Fundado em 1930, o PMU é a maior empresa européia de seu setor de atividades (segunda no mundo) com vendas anuais de 10,236 bilhões de euros, 11.288 pontos de venda, e 6,5 milhões de clientes registrados. A companhia possui, ainda, duas estações de TV e um jornal, dedicados exclusivamente à difusão das corridas de cavalo durante 365 dias do ano em todos os continentes.
Seu objeto social é a concepção (estrutura dos jogos), divulgação, totalização (sistemas mecanizados) e promoção (marketing) das apostas em corridas de cavalo, estando hoje presente em 34 países.
Em novembro de 2003, lançou o programa de captação de apostas online, via INTERNET, que hoje já é responsável por parte ponderável de suas vendas. Em junho de 2006, deu início à captação de apostas via telefones celulares, responsável, em 2011, por um crescimento explosivo de 260% sobre os mesmos números de 2010.
Na França, a indústria do cavalo de corridas – aí englobadas criação, corridas, e exportação de animais – emprega diretamente 77.000 pessoas. O dobro disso, quando se consideram as atividades que lhe são correlatas.
A ideia do convite é conhecer de perto as atividades, os conceitos de atuação, e os sistemas gerenciais do PMU, visando identificar em que medida a experiência de sucesso da empresa pode ser aproveitada pelo turfe brasileiro, em particular o do Rio de Janeiro.
da Redação